Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Deputados pretendem concluir votação do PNE nesse semestre
19 de fevereiro de 2014
Com movimento Libera Catraca, estudantes de Maceió protestam contra aumento da passagem
20 de fevereiro de 2014
Mostrar todos os posts

Depois de 17 anos, Estado de SP conversa com estudantes

Representantes da UBES, UNE e da UEE-SP, se reuniram nesta terça-feira (18) com o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Hermam Woorwald. O encontro aconteceu depois de 17 anos sem diálogo entre estudantes e Estado.

O presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro, avaliou a reunião como positiva. “Depois de mais de uma década sustentando uma postura unilateral ficamos satisfeitos em retomar o diálogo, todos os gestores públicos deveriam cumprir esse compromisso em receber a sociedade para ouvir o que seus cidadãos e cidadãs têm a dizer. Os estudantes têm importantes contribuições para dar na retomada da qualidade de ensino em nosso Estado e a retomada deste canal é fundamental para isso”.

O secretário ressaltou a importância da valorização dos profissionais de educação para superar políticas verticais que os tornam objetos e não sujeitos do processo educacional. Destacou também que um dos desafios a que se propõe é transformar o sistema educacional de São Paulo em um dos melhores do mundo.

Os estudantes apresentaram ao secretário a necessidade de se construir um Plano Estadual de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação e das contribuições que as entidades estudantis junto a outras organizações do movimento educacional podem oferecer na sua elaboração.

Além disso, apresentaram o Projeto de Emenda Constitucional que vincula parte do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e sua tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo. O Secretário, que antes era reitor da Unesp, recebeu a proposta positivamente e colocou a Secretaria a disposição para auxiliar no que for possível a tramitação da PEC do Pré-Sal.

Da redação do Vermelho com UEE-SP