Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA UBES
3 de abril de 2014
Participe da campanha: Mude o nome da sua escola – ditadura nunca mais
4 de abril de 2014
Mostrar todos os posts

Ato da Jornada na Assembleia Legislativa do CE pede mais políticas públicas e educação de qualidade para juventude

Fortemente marcada pela pauta norteadora de expressar o apoio e defesa da juventude por educação de qualidade, no dia 1º de Abril a Jornada Nacional de Lutas partiu da Praça Portugal rumo à Assembleia Legislativa. Representantes de 16 entidades com diferentes pautas realizaram ato na Casa, onde foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), e pelos parlamentares Lula Morais (PCdoB), Antonio Carlos, Dedé Teixeira e Rachel Marques (todos do PT).

Diante dos parlamentares, os jovens da ACES, UBES, UNE, UNEFORT, MST, Coletivo Enegrecer, Conselho Nacional de Juventude, UJS, entre outras entidades que apresentaram temas como maioridade penal, defesa da mulher, instauração da Comissão da Verdade, cumprimento da meia-cultural, cotas raciais em universidades públicas e reforma política.

A Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira vem sendo organizada anualmente pelas entidades estudantis e movimentos sociais com objetivo de intensificar a pauta por melhorias na educação, na cidade e no campo, no transporte público, nas condições de trabalho, pelo fim do extermínio da juventude e mais direitos para os jovens.

Redução da maioridade penal em discussão

O representante da União Brasileira de Estudantes (UBES), Edvard Neto, destacou que o início das lutas vem compor um calendário de jornada da juventude, que trazem para debate diversos problemas sociais. O estudante criticou o posicionamento dos parlamentares que apoiam a redução da maioridade penal e disse que o poder público deveria ampliar o contato com os jovens brasileiros, trazendo-os para debates como esse. O jovem ainda parabenizou a iniciativa dos parlamentares presentes na reunião.

“Faltam políticas públicas e oportunidades para os jovens de periferia. O certo deveria ser o acesso ao esporte, cultura e educação. Trata-se de um problema social e não apoiamos a criminalização dos jovens”, afirmou o estudante. “Nos sentimos contemplados com a disponibilidade dessa comissão de deputados que nos atenderam, mas queríamos que a iniciativa partisse de todos eles”, pontuou.

O vice-presidente prometeu levar as pautas para discussão na Mesa Diretora. O deputado acredita que alguns temas têm o posicionamento favorável da Casa, mas por não serem de competência do Estado, a Assembleia procura interceder junto a esfera federal. “A defesa da mulher e a reforma política são exemplos que têm a aprovação dos deputados, mas é de responsabilidade federal”, esclareceu.

Antonio Carlos disse ser favorável ao movimento e suas reivindicações que vêm por mostrar as diferentes opiniões sobre os assuntos discutidos. “O fundamental da Jornada de Lutas da Juventude é apresentar sua bandeiras, mostrar que existe uma parcela da sociedade, que não é mínima, que está contrária a pontos como a maioridade penal, diferente do que alguns deputados falam aqui”, enfatizou o petista.

Participaram da reunião representantes da União Nacional de Estudantes (UNE), da União Estudantil de Fortaleza (Unefort), do Conselho Nacional da Juventude, entre outras entidades.

Da Assembleia Legislatica, com Redação