Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Enem 2014 – Porta aberta para universidade
19 de maio de 2014
GREVE ES: Estudantes e professores resistem e ocupam prédio da Secretaria de Educação
20 de maio de 2014
Mostrar todos os posts

Amazonas mobilizado, secundaristas vão às urnas

“Se Liga 16!”  em Manaus mobiliza estudantes de 8 escolas aumentando número de jovens que estarão nas urnas construindo o futuro do Brasil 

Se a unidade faz a força e a mudança, a juventude amazonense deu o recado no último mês e garantiu que cerca de 500 estudantes das escolas da capital tomassem para si a bola da vez. Com título de eleitor na mão e debate qualificado sobre a importância do voto, as eleições de outubro receberão em peso a escolha dos secundaristas do norte brasileiro.

No dia 25 de abril, a campanha Se Liga 16! da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) chegou no Amazonas em uma organização sem precedentes. Com o apoio da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Manaus) e parceria junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), jovens de 16 anos que fortificam a prática da cidadania emitiram 500 títulos eleitorais que lhes garantirão a participação e escolha das próximas perspectivas do Brasil.

Em publicação em sua página do facebook, os estudantes da escola Sólon de Lucena, localizada no bairro de São Geraldo divulgaram a ação que é resultado da parceria com o grêmio estudantil.  “O TRE parou para que jovens da nossa escola participassem do #SeLiga16.  Em média, 194 alunos foram mobilizados, 120 estiveram presentes e 102 títulos emitidos em um atendimento exclusivo, onde jovens estudantes entre 16 e 18 anos saíram com seus títulos em mãos em menos de 10 min”. A instituição foi uma das quais aconteceu palestras entorno do tema nos três períodos para explicar o projeto e a importância do voto facultativo.

A bandeira do protagonismo das mudanças também foi levantada na capital pelos estudantes das escolas estaduais Professor José Bernardino Lindoso, Cidade Nova; Benjamin Magalhães Brandão,  Compensa 2; Ângelo Ramazzoti, Adrianópolis;  Colégio Estadual Dom Pedro II, Barcelos; Eunice Serrano Telles de Souza, Brasileiro Pedro Silvestre e Instituto de Educação do Amazonas, localizadas na região central.

“Os jovens conseguiram tirar seu titulo de eleitor e entenderam que é importante exercer o direito de votar, principalmente no período que vivemos. O voto é de extrema importância”, afirma o secundarista Vandeison Souza relembrando o papel decisivo da prática cidadã em nosso sistema democrático, onde o voto é um dos principais instrumentos de mudança.

O ‘Se Liga 16!’ pelo Brasil

O direito ao voto é um dos principais pilares da democracia, que especialmente aos jovens de 16 anos, foi conquistado pela UBES com a nova Constituição de 1988. Após um longo processo de luta pela redemocratização, hoje podemos eleger quem irá nos representar, para além disso, escolhemos quais serão as diretrizes políticas de toda nação brasileira.

Em parceria com os Tribunais Regionais, a campanha ‘Se Liga 16!’ reúne em suas edições os anseios dos jovens para construir um país mais democrático e igualitário. Mesmo com o voto facultativo, as urnas tem recebido a afirmativa de que a juventude quer ocupar papel de decisão, como dados das eleições municipais de 2012, quando mais de 2,9 milhões de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos votaram para prefeito e vereador.

Da Redação