Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES DE MANAUS ACAMPAM EM ATO DE DEFESA PELO PASSE LIVRE ESTUDANTIL
15 de July de 2013
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS DISPONIBILIZA SIMULADO PARA ESTUDANTES SE PREPARAREM PARA O ENEM 2013
16 de July de 2013
Mostrar todos os posts

VIOLÊNCIA CONTRA JUVENTUDE NEGRA É TEMA DE RODAS DE CONVERSA EM ILHÉUS (BA)

993314_394487137327147_976234558_n

Desde o mês de junho, o Plano Juventude Viva mobiliza os bairros de Ilhéus. Agora chegou a vez do município de Teotônio Vilela receber informações a respeito do Plano. Na terça feira, 16 de julho, a articuladora do Plano em Ilhéus, Sayonara Malta, estará percorrendo o bairro, travando diálogos e levantando dados qualitativos da comunidade sobre sua juventude, além de difundir o debate sobre juventude negra, violência e racismo.

O Plano Juventude Viva constitui uma oportunidade para enfrentar a violência, problematizando a sua banalização e a necessidade de promoção dos direitos da juventude. Além das ações voltadas para o fortalecimento da trajetória dos jovens e transformação dos territórios, o Plano busca promover os valores da igualdade e da não discriminação, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional, que contribuem com os altos índices de mortalidade da juventude negra brasileira.

A JUVENTUDE E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA
Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Construído por meio de um processo amplamente participativo, o Plano reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

O Plano é fruto do esforço conjunto das instituições do Estado, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), para reconhecer e enfrentar a violência, somando esforços com a sociedade civil para a sua superação.

Saiba mais no site oficial http://www.juventude.gov.br/juventudeviva