Vídeo entrelaça história da UNE com recentes bandeiras

Vídeo entrelaça a história dos 75 anos de vida da União Nacional dos Estudantes (UNE) com as mais recentes bandeiras da juventude brasileira, como a luta pelos recursos do petróleo e os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a educação.

Narradas pelo ex-presidente Daniel Iliescu e com trilha sonora escolhida a dedo, as imagens lembram as principais bandeiras e conquistas na sua gestão. Prepare-se para se emocionar. O vídeo foi exibido na plenária final do 53º Congresso, realizado em maio e junho deste ano. Para quem não pôde assistir, o canal oficial da UNE no Youtube coloca agora à disposição de todos o importante registro dos últimos dois anos da entidade.

As imagens e depoimentos condensados em pouco mais de 15 minutos revelam um “movimento estudantil incansável” que, “revitalizado a cada ano se reoxigena, atrai novas pessoas, sensibiliza mais jovens em torno de grande lutas do país”, como destaca Daniel.

Ao longo do vídeo, vitórias memoráveis como a conquista dos 10% do PIB na redação do Plano Nacional de Educação são relembradas. Esse, talvez, um dos momentos mais emocionantes, com os estudantes ocupando a Câmara dos Deputados e cantando o Hino Nacional. Só comparado ao último depoimento do fundador da UNE, Irun Sant’Anna, falecido no dia 30 de dezembro de 2012.

“Meu sonho em relação à UNE foi muito pequeno em relação ao que ela é e o que ela vai dar aos estudantes”, diz Irun, em gravação captada durante as comemorações dos 75 anos da entidade, no Rio de Janeiro, em agosto de 2012.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também deixa um recado para os estudantes no documentário, junto a depoimentos de outras personalidades que participaram de atividades históricas como a Caravana UNE Brasil+10, que percorreu boa parte do país com objetivo de saber o que o jovem pensa para os anos vindouros, e a 8º Bienal, realizada em Recife e Olinda de 22 a 26 de janeiro de 2013.

“Acredito muito na nossa geração e acredito muito nas gerações que serão semeadas por essa. Esse é o processo da história do nosso país. Então, vamos pra frente, vamos conquistar um mundo melhor a partir da paixão, do sonho, do trabalho, da inteligência, das mãos e das pernas de cada um de nós”, convoca no final do vídeo o ex-presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Redação UNE