Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PARALISAÇÕES NA REDE TÉCNICA E MANIFESTAÇÃO NAS ESTADUAIS TOMAM ESCOLAS E RUAS DO RIO DE JANEIRO POR MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO FLUMINENSE
14 de August de 2013
13 DE AGOSTO NO RIO GRANDE DO SUL MARCA AMPLIAÇÃO DO PASSE LIVRE PARA TODO ESTADO
14 de August de 2013
Mostrar todos os posts

“VAS BIEN FIDEL! HERÓI DA HUMANIDADE”, POR MATHEUS FIORENTINI

1150410_627390270619408_1147234113_n

Artigo do Secretário da Oclae lembra das lutas dos 87 anos de Fidel Castro

Vas bien Fidel!

Há alguns dias conversava com um cubano que faz a segurança do local onde moramos em Havana. Revolucionário de primeira ordem tem na sua história a participação na missão cubana em Angola. Essas conversas sempre foram muito produtivas, já que rendiam um bom e qualificado debate. O segurança que comentei era o que se pode dizer em bom cubano, um quadro.

Nesse dia passo por ele que indaga: – “Oye” era contigo mesmo que eu precisava falar! – disse. Bueno, diga lá, respondo. A indagação dele era sobre as manifestações de junho, queria saber o que levava aquela multidão às ruas. “Qual o motivo pelo qual essa gente protesta? O Brasil não melhorou com o Lula e a Dilma?” pergunta. Assim, me ponho a responder dizendo que, sim o Brasil havia avançado muito, porém existem problemas estruturais que ainda não foram resolvidos. “Mas, se o Brasil melhorou por que essa gente protesta?” pergunta novamente. Então lhe digo: veja só companheiro, se vocês aqui em Cuba que fizeram uma revolução ainda enfrentam um monte de problemas, imagina nós que apenas iniciamos um ciclo de mudanças. É nesse momento que diz algo que acabou com a conversa e estimulou o pensamento. Disse ele: “Não venha falar do meu país. Pois, o líder dessa revolução sofreu mais de 300 tentativas de assassinato por parte do maior império do mundo e vai morrer de velho!!” Não que a nossa conversa tenha tido algum tom de crítica, longe disso a defesa da revolução cubana é algo que fazemos de coração, mas a reação dele foi sensacional.

É assim que é possível entender a magnitude dos 87 anos de Fidel. Não se trata de apenas mais uma pessoa dentre tantas que chegam aos 87. Mas sim, a biografia de um dos maiores líderes da história. Dessa forma, é possível discordar de Fidel, porém, é impossível deixar de considerar seu critério e sua avaliação. A sua autoridade é sustentada em uma história de vida marcada pela presença nos principais momentos históricos de quase um século. Fidel esteve no Bogotaço participando das insurreições juvenis do período, foi deputado, organizou o levante de um povo e provou que, sim, era possível fazer uma revolução socialista na América Latina. E não bastasse isso a liderou debaixo do nariz do império. E quando estes últimos acharam que a ousadia era demasiada e tentaram invadir Cuba o próprio Fidel liderou a operação militar que derrotou o exército dos EUA em Playa GIron. Com essas e outras façanhas lhe deram o título de Comandante Invicto.

Recentemente a CIA divulgou seus arquivos que revelaram as diversas tentativas de assassinato de Fidel. Eram mais de 300 e das maneiras mais inacreditáveis, que iam da tentativa de envenenar o charuto que ele fumava até encher uma roupa de mergulho com pigmento ao qual Fidel era alérgico. Quando Fidel foi submetido a uma cirurgia no intestino de caráter ultra delicado a máfia cubano-americana em Miami não escondeu sua alegria e promoveu inúmeras festas comemorando, antecipadamente, a morte de Fidel. Pois o comandante enfrenta a cirurgia, se recupera e quando a direita, cheia de rancor e ódio, se prepara para atacar novamente a Fidel leva outro tapa de luvas. Enquanto o acusavam de personalista e ditador Fidel da mais uma prova da sua grandeza quando com naturalidade se afasta da presidência de Cuba. Assim, demonstra que a Revolução Cubana não é obra de um indivíduo, mas sim, de todo o povo cubano.

É por isso que a frase do nosso segurança é emblemática. A esse cidadão latino-americano devemos respeitar, pois cada dia a mais de vida de Fidel é uma derrota imposta ao Imperialismo. Assim, segue vigente a frase dita por Camilo Cienfuegos a Fidel durante um discurso onde o líder pergunta: “Voy bien Camilo¿” e ele responde: “Vas bien Fidel!”

*Mateus Fiorentini é Secretário da OCLAE – Organização Continental latino-americana e Caribenha de Estudantes