Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Congresso em Armação de Búzios fundará nova entidade no próximo dia 20
2 de September de 2013
É eleita nova direção da União Sorocabana dos Estudantes Secundaristas (USES)
2 de September de 2013
Mostrar todos os posts

UMES Penápolis é reativada e elege delegada ao 14º Coneg

Em sua primeira reunião ordinária, nova Diretoria da  UMES-Penápolis escolhe representantes da entidade para participar do 14º CONEG

No último sábado (24), aproximadamente de 30 estudantes do ensino público e privado do município de Penápolis se reuniram na Fundação Educacional (Funepe) para a reativação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Penápolis (UMESP). O encontro contou com a presença de estudantes das escolas estaduais Adelino Peters, Carlos Sampaio Filho, Ester Eunice, Maria Bernardes Nory, Yone Dias de Aguiar e do Colégio Anglo.

No processo que marcou a reativação da entidade, os estudantes leram e discutiram a proposta de estatuto da entidade aprovado por unanimidade. Após esta leitura do regimento, os presentes aclamaram também por unanimidade a nova composição da diretoria da UMESP, que em sua primeira reunião ordinária, escolher a representante da entidade para participar do 14º CONEG – Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES. A delegada eleita foi a jovem Sophia C. Mantovani, da escola Carlos Sampaio Filho e suas respectivas suplentes: Jéssica Góes (Ester Eunice) e Moira Letícia (Luiza Nory).

Para a nova presidente da UMESP, Kauany Silva, também da escola Carlos Sampaio Filho, é um momento importante para todos os estudantes secundaristas da cidade, principalmente porque agora estão se organizando por pautas comuns a todos os estudantes. Ela ressaltou da importância de todos os presentes no congresso, pois, eram na sua maioria lideranças dos grêmios das escolas.

A programação contou com a palestra “O papel da UMES no processo educacional brasileiro” com o ex-presidente da UMESA de Araçatuba, Thiago Mendes, que falou da importância desse tipo de entidade na construção de um diálogo permanente com a comunidade escolar, mas também com a sociedade local.

A Reformulação do ensino médio em debate

Outro ponto abordado foi a reformulação do ensino médio que está em fase de teste no estado de Minas Gerais e que ressalta outras potencialidades como estudos específicos em áreas tecnológicas ou cursos técnico-profissionalizantes. Desafios e Soluções do Ensino Médio foram temas centrais no debate que reuniu junto aos estudantes o Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Penápolis, Ricardo Faria, que reuniu a juventude presente em grupos para discutirem o que há de errado no sistema de ensino e quais seriam as soluções para cada um deles, incluindo o papel do grêmio na escola.

O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Henrique Sanchez, que também esteve presente, parabenizou o Conselho Municipal de Juventude pela iniciativa de diálogo com os estudantes. “Acabamos de sair da Semana Municipal da Juventude, onde tivemos importante diálogo com a juventude dentro das escolas”, salienta o secretário.

UMES E SUA Nova diretoria

Presidente: Kauany Silva (Carlos Sampaio)
Vice-Presidente: Moira Leticia (Luiza Nory)
Tesoureira Geral: Fabiana Pereira (Luiza Nory)
1ª Tesoureira: Amanda Pereira dos Santos (Adelino Peters)
Secretário Geral: Guilherme Sonsino Soares (Anglo)
1ª Secretária: Sophia C. Mantovani (Carlos Sampaio)
Diretor de Cultura: Yuri Colevatti (Luiza Nory)
Diretor de Esportes: Lucas Brito (Adelino Peters)
Diretora de Políticas Públicas de Juventude: Débora Vitória (Luiza Nory)
Diretora de Comunicação: Jessica Góes (Ester Eunice)