Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Corrupção no Metrô e CPTM de SP leva entidades à Assembleia Legislativa
22 de August de 2013
Fuvest inicia nessa sexta-feira (22) as inscrições para o Vestibular 2014
23 de August de 2013
Mostrar todos os posts

UMES Manaus inicia Caravana de Grêmios na Capital do Amazonas

Cerca de 40 escolas entrarão na mobilização estudantil que discutirá temas de interesse dos secundaristas e a formação de grêmios estudantis que representem seus interesse dentro da escola

No próximo dia 28 de agosto, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (UMES-Manaus), lançará na capital amazonense a Caravana de Grêmios que percorrerá escolas de toda região até o dia 30 de outubro. Cerca de 40 escolas participarão da atividade, entre elas o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Centro de Tempo Integral (CETI Petrônio Portela), escolas estaduais André Araújo, Marco Antônio Vilaça, Sólon de Lucena e Colégio Amazonense Dom Pedro II.

Seguindo em sua segunda edição, a Caravana dos secundaristas manauaras seguirá até 30 de outubro, tendo como debates centrais as pautas dos estudantes pelo Passe Livre Estudantil, a discussão sobre a Reformulação do Novo Ensino Médio, mais democracia nas escolas e mais investimento em educação. Participam da Caravana da UMES-Manaus a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESAM), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e os estudantes dos grêmios já existentes na capital.

Lucas de Almeida tem 17 anos e é presidente do Grêmio 22, que representa os cerca de 1.500 estudantes do IEA; ele conta que já existe uma boa mobilização para Caravana que promete fortalecer o movimento estudantil em toda capital. “Aqui no bairro mesmo, os estudantes das escolas que não tem grêmio estão interessados e ajudando em toda estrutura. Vamos fortalecer a organização estudantil como forma de combater a ‘ditadura’ nas gestões das escolas, dando voz a quem não tem representatividade diante da gestão escolar e que pode ajudar na melhoria da educação em cada uma dessas instituições”, comenta.

Segundo o diretor da UBES no estado, Matheus Conceição, o secundarista atuante no Grêmio é o guia das pautas de todo movimento estudantil. “Para nós amazonenses, a UBES é como uma grande embarcação, e para essa embarcação ser bem guiada é preciso o leme, e o leme da UBES são os grêmios estudantis bem fortalecidos e tocando a politica da entidade. Nessa caravana queremos chegar a mais escolas para ver a UMES, a UESAM e a UBES cada vez mais fortes em suas bases”, defendeu.

Informações para formar o Grêmio Estudantil de sua escola

O Grêmio é a organização dos estudantes na escola. Ele é formado apenas por estudantes, de forma independente, desenvolvem atividades culturais e esportivas, jornal, organiza debates sobre assuntos de interesse dos estudantes que não fazem parte do currículo escolar e também organiza reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras. Por isso, é muito importante criar o Grêmio Estudantil em sua escola.

Direito de todo estudante secundarista, acesse o site da UBES e ajude a construir a voz da classe estudantil da escola em que estuda: http://www.ubes.org.br/servicos/construa-seu-gremio/

Serviço:

Caravana de Grêmios da UMES-Manaus
De 28 de agosto a 30 de outubro
Mais informações: [email protected]