Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Fim do prazo para Grêmios Cadastrados, Comissões de 10 podem iniciar inscrições
21 de October de 2013
Secretaria demite funcionários da escola e estudantes são pressionados para receber culpa indevida
22 de October de 2013
Mostrar todos os posts

UMES de Cahpecó (SC) realiza seu 22º Congresso

O 22º Congresso da União Municipal do Estudantes Secundaristas (UMES) elegeu, no último domingo (13) a nova diretoria. No encontro realizado no auditório do Sindicato dos Bancários estiveram reunidos estudantes do ensino fundamental e médio, ensino técnico e pré-vestibular de Chapecó que integram esta entidade, ainda representante da UBES e UCE.

Além de motivar a eleição da nova direção para a entidade, o congresso teve como objetivo debater as necessidades dos estudantes e as bandeiras de luta que serão defendidas na próxima gestão de 2014. Bandeiras locais como lutar pelo Passe Livre Estudantil, contra o bloqueio do cartão dos estudantes nos domingos e afins. Ciclovias em nossa cidade, a democratização direta para diretores nas escolas, bem como, a presença de Grêmio Estudantil em todas. Lutar por espaços culturais gratuitos e de lazer para a juventude. Além de defender bandeiras a nível nacional por mais investimentos na educação, utilizando os 10% do PIB para a categoria, contra a Homofobia, contra a redução da maioridade penal, bem como discutir uma reforma curricular no ensino médio.

A chapa “Vem Pra Rua”, eleita por unanimidade no congresso, se propôs a organizar grêmios estudantis em no mínimo 50% das escolas  na cidade até o final da gestão, um longo e árduo trabalho da diretoria presidida pela estudante do ensino médio, Talia Leite. “O orgulho é imenso de ver todos vocês e sentir que querem reconstruir esta entidade tão importante para nosso município junto com essa nova diretoria que tem seus ideais e vamos pra rua todos nós”, relata. “É inaceitável que uma cidade como Chapecó não ofereça Passe Livre para os estudantes, para que estes tenham o direito à cidade, o direito de ir e vir, considerando que somos estudantes o dia inteiro, seremos contra o bloqueio do cartão de estudantes, e assim como, toda forma de repressão ao movimento estudantil”, discursa a estudante.

 A UMES é a entidade de luta em defesa dos direitos estudantis e tem grande peso na história das bandeiras levantadas pelo movimento no Brasil. Em Chapecó foi a primeira a ser reconstruída pós-ditadura militar. A história desta união estudantil sempre teve como principio o processo de participação aberta de todos os estudantes, sendo assim democrática. A cada gestão é necessário realizar um congresso onde os estudantes possam se manifestar e eleger a nova diretoria.