Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Cerimônia na Câmara dos Deputados na próxima quinta (5) homenageia 65 anos da UBES
29 de agosto de 2013
3º Encontro de Grêmios do RJ acontece na próxima sexta
31 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

UBES celebra o primeiro aniversário da política de cotas nas universidades

Conquista das entidades estudantis garante o acesso a estudantes de escolas públicas, negros, pardos, indígenas em universidades.

Na última quarta-feira, dia 28, a UBES se reuniu, em Brasília, com diversas entidades e autoridades do governo para celebrar o primeiro aniversário da política de cotas nas universidades e institutos federais para estudantes de escola pública.

O evento é resultado de força de luta estudantil que em 2012 conquistou a aprovação da Lei nº 12.711/2012 estabelece que no mínimo 50% das vagas das instituições federais de educação superior deverão ser destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública, com implementação progressiva no prazo de quatro anos, 25% a cada ano; no mínimo 50% das vagas do ensino médio, técnico federal, deverão ser destinados a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública, com implementação progressiva no prazo de quatro anos, 25% a cada ano; e por fim, as vagas reservadas deverão ser preenchidas, por curso e turno, no mínimo na proporção de pretos, pardos e indígenas do último censo demográfico.

Para Manuela Braga, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) que participou do ato de celebração, esta é apenas parte das conquistas necessárias. “A implementação da lei de cotas nas universidades está contribuindo para a democratização de acesso ao ensino superior ao lado da recém aprovação do fundo e dos royalties do pré-sal, são marcos rumo à construção de uma educação libertadora, completa.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do total de universidades federais do país, 34% já atendem a meta de reserva de vagas mínima de 50% para alunos oriundos de escolas públicas, prevista para 2016. A meta estipulada para o primeiro ano de validade da lei (2013) era de 12,5%.

Entre as dez universidades federais com maior oferta de vagas para cotistas estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), que reserva 4.284 das 8.569 vagas ofertadas. As universidades Federais de Mato Grosso (UFMT) e de Sergipe (UFSE) também integram a lista. Do total de 141.953 vagas ofertadas nas universidades federais, 46.137 vagas foram para estudantes cotistas.

Aprimoramento da política pública

Durante o evento, o ministro assinou duas portarias. A primeira institui uma comissão de acompanhamento da política de reserva de vagas nas instituições federais de ensino superior, com representantes das secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, ambas do MEC, da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Nacional do Índio (Funai). A outra portaria institui a comissão consultiva da sociedade civil sobre a política de reserva de vagas nas instituições federais de educação superior.

Além disso, também anunciou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento para alunos negros e indígenas, beneficiários de programas de ações afirmativas, preferencialmente da lei de cotas, do ProUni e do Fies. O objetivo é complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a ciência e tecnologia, a inovação, a formação de professores, o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial.

Com informações Portal MEC e Redação UBES