Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Proposta de Reforma Política mobiliza estudantes no Rio de Janeiro
27 de agosto de 2013
Acesse a Programação do 14º Coneg da UBES
29 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Tire suas dúvidas sobre o 14º Coneg da UBES

Um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil, o CONEG reunirá em Brasília as principais lideranças de Grêmios Estudantis e Uniões Estaduais, Municipais e Metropolitanas de Estudantes secundaristas durante sua 14ª edição.

O que é o 14º Coneg?

Trata-se do Conselho Nacional de Entidades Gerais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Reunindo as principais lideranças do movimento estudantil, o Coneg é responsável por convocar o Congresso Nacional da entidade. Com o tema “Ler e Contar com Ciência e Arte: O Ensino Médio dos Nossos Sonhos”, o evento acontece a cada dois anos,  atualizando as pautas estudantis.

Quando e onde acontece?

O evento acontece em Brasília, entre os dias 5 e 8 de setembro. O espaço que sediará esta edição será a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE).

Quem pode participar?

Estudantes secundaristas de todo Brasil podem participar através do Credenciamento Oficial do 14º Coneg. Seguindo o Regimento, os estudantes precisam estar devidamente matriculados em instituições de ensino para participarem como Delegados, Suplentes ou Observadores.

O que fazem Delegados, Suplentes e Observadores no 14º Coneg da UBES?

Durante o evento, os Delegados participam com direito a voz e voto nas deliberações dos debates e na plenária final do evento; os Suplentes cumprem o papel dos Delegados em caso de ausência, e os Observadores participam com direito a voz, porém sem voto.

Quem pode ser Delegado?

Conforme o Regimento do 14º Coneg e o Estatuto da UBES, cada entidade municipal, estadual e metropolitana que participa do evento tem direito a eleger 1 (um) delegado e 2 (dois) suplentes. A eleição do delegado e dos suplentes deve ocorrer em qualquer um dos fóruns da entidade que eles representarão, seguindo os termos do estatuto social da entidade em questão.

Como fazer o CREDENCIAMENTO OFICIAL?

Para delegados e suplentes que representarão estados e municípios, o pré-credenciamento exige o envio da Ata de Fundação da entidade, o Estatuto; ata de Eleição e Posse da atual Diretoria, comprovante de atuação (cartaz, boletim, matéria em jornal, etc) e ata de reunião de fórum da entidade para fins de eleição do delegado ao 14º Coneg.

As entidades que já participaram da edição anterior – 13º Coneg – já possuem pré-credenciamento (confira aqui quem são e o que muda).

Observadores precisam apenas efetuar o pagamento do Credenciamento.

Qual é o valor do Credenciamento e o que dá direito?

O Credenciamento Oficial do 14º Coneg, além da entrega dos documentos dos representantes das entidades da UBES, todos os participantes precisam efetuar o pagamento que corresponde ao valor de R$ 40,00. No ato, o estudante recebe crachá que garantirá a livre participação nas atividades, alojamento e translado. Junto ao crachá, os credenciados recebem tickets de alimentação com três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) para todos os dias do evento.

Até quando posso me credenciar?

O prazo para credenciamento de entidades, bem como o envio de documentação para delegados e suplentes segue até às 18 horas do dia 3 de setembro. Observadores realizam pessoalmente seu credenciamento na abertura do Coneg.

Para onde encaminho os documentos?

Os documentos podem ser encaminhados via Correios ao endereço da Sede da UBES em São Paulo, situada à Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana – SP. Para os que acharem necessário, os documentos seguem o mesmo prazo limite para entrega e podem ser encaminhados ao e-mail [email protected].

Como funciona o Coneg da UBES?

Após a abertura do evento que acontecerá na Câmara dos Deputados em homenagem aos 65 anos da UBES, no 2º dia de atividades os estudantes farão o credenciamento já no EAPE. Ao longo do encontro, os estudantes participarão de diversos grupos de debates que darão origem a documentos votados e aprovados na Plenária Final do Coneg.

Acesse a Programação Completa.