Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

13 DE AGOSTO MARCA 10 ANOS DA REVOLTA DO BUZU NA BAHIA
15 de August de 2013
REVOLTA DO BONÉ DOS ESTUDANTES DE BETIM DESTACA PARALISAÇÃO EM MINAS GERAIS
15 de August de 2013
Mostrar todos os posts

SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO EM OBRAS INACABADAS NAS ESCOLAS, SÃO CONQUISTAS DOS SECUNDAS NA PARAÍBA

Na última terça-feira, 13, secundaristas da Paraíba se uniram ao movimento nacional de paralisação nas escolas, promovido pela UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), por melhores condições para estudantes de cada estado. Dentre as reivindicações dos estudantes paraibanos estavam: a ampliação do passe livre; a segurança nas escolas e a cobrança por conclusão de reformas inacabadas em diversas instituições de ensino.

O Passe Livre, já conquistado para a rede municipal, agora foi exigida pelos estudantes para a rede estadual de ensino. No entanto, o governo do estado da Paraíba diz que necessário os estudantes negociarem com a prefeitura de João Pessoa em primeira instância. A secretária de comunicação do estado ficará responsável por articular a negociação entre governo e prefeitura.

O governo do estado, regido atualmente por Ricardo Coutinho (PSB), assegurou que fará a ampliação da patrulha escolar para reforçar a segurança e dará início à vistorias em escolas que estão com reformas demoradas. A vistoria será realizada pelo Suplan – Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado.

Os estudantes se reuniram no Palácio do Governo do Estado, na Praça dos Três Poderes, centro da cidade. Antes, a ocupação estava prevista para acontecer na Secretaria da Educação.

“Tivemos um saldo positivo após conversa com a secretaria de comunicação do governo do estado, mas ainda há muito a fazer”, comenta Higlandeberto Mendes, diretor da UBES no Estado da Paraíba e presidente do grêmio da E. E. Liceu Paraibano.