Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em ranking nacional, Brasil ocupa 121º lugar em relação à participação de mulheres na política
27 de setembro de 2013
Por CPI do Aluguel em Manaus, estudantes iniciam petição de iniciativa popular
27 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

RJ: Em meio greve na rede técnica de ensino, estudantes e servidores buscam respostas

Compondo a série de atos da greve deflagrada desde o dia 12 de agosto, estudantes e profissionais da principal rede de ensino técnico do Rio de Janeiro em greve buscam respostas para suas pautas, entre elas está o plano de carreira e a melhoria na estrutura da instituição e no ensino oferecido

Nessa quinta-feira (26/9), travando mais um capítulo da luta pela educação do Rio de Janeiro, especificamente da Escola Técnica Estadual República (ETE), estudantes e profissionais da educação organizaram ato rumo a presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para cobrar posicionamento sobre suas pautas. Mobilizados em um Comitê de Greve, os manifestantes buscam melhorias na estrutura física da instituição, nas condições de ensino e aprendizagem, assim como a aprovação dos planos de cargos e salários para os profissionais da unidade.

O ato teve início no começo da tarde em frente à ETE, quando o comando local da greve e os secundaristas reuniram-se, entre outras pautas que atendem às demandas dos professores e funcionário, reivindicando melhores laboratórios, climatização da escola e a possibilidade de realizarem estágios em empresas.

“Esse já é o 3º ato realizado este ano, os estudantes têm ido até a presidência em busca de respostas. Ano passado as mobilizações conquistaram a reforma da unidade de Marechal Hermes, agora travamos essa batalha pela Ete República”, comentou a presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-RJ), Bárbara Melo.

Uma caminhada que seguiu relatando a situação da Faetec, órgão responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado do Rio de Janeiro que atualmente atendendo 300 mil estudantes por ano em mais de 150 cursos, a manifestações levou com palavras de ordem e adesão da população o ato rumo ao prédio da presidência.

Greve_Faetec

Estudantes apresentam suas pautas à presidência

O chefe de gabinete da presidência da Faetec, professor Ubirajara, atendeu uma comissão formada por estudantes da ETE República e da ETE Santa Cruz, representantes do comando local de greve da ETE República e um coordenador-geral do Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (SINDPEFAETEC). Os estudantes foram informados que existe uma verba de mais de três milhões de reais para a ETE República, sendo que um milhão de reais é para a climatização da unidade e o restante é para equipamentos e construção de novos laboratórios, principalmente o de mecânica, o que momentaneamente responde às pautas apresentadas.

Os servidores querem a aprovação do plano de carreira e revisão de alguns pontos que foram alterados pelo governo. Além de reivindicar a contratação imediata dos concursados.

Novas mobilizações

Entre as diversas manifestações populares que têm acontecido no Rio de Janeiro, a educação recebe destaque. Na próxima terça-feira, dia 1º/10, os servidores da Faetec farão uma assembleia geral no Largo do Machado, às 10h, e depois seguirão em passeata até o Palácio Guanabara, com o objetivo de serem recebidos pelo governador do Estado.

Da Redação com Agências