Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

14º Coneg: Envio de documentos para Pré-Credenciamento pode ser feito via e-mail
26 de agosto de 2013
Tire suas dúvidas sobre o 14º Coneg da UBES
29 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Proposta de Reforma Política mobiliza estudantes no Rio de Janeiro

O projeto de iniciativa popular precisa de 1% do eleitorado do país a seu favor para tramitar no Congresso.

 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) deu início, nesse mês de agosto, à campanha “Eleições Limpas, por uma Reforma Política Democrática”. A proposta é lutar pelo fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, abrindo portas para o financiamento democrático de campanha e a participação popular, como armas de combate à corrupção.

O projeto é uma iniciativa popular organizado pela entidade estudantil em conjunto com a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) que basearam-se em pesquisas que revelam ser a corrupção um dos problemas que mais incomodam os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos e o crescente apoio dos cidadãos à ideia de que o Brasil necessita de uma reforma política urgente.

“Não há a edificação de um Estado de direitos para homens e mulheres que não passe por reformas estruturais. A reforma política deve ser passaporte para a ampliação de acesso a direito e consolidação da democracia, garantindo maior participação, em especial para a juventude, mulheres e negros, perfis que não estão devidamente representados”, resalta Manuela Braga, presidenta da União Brasileira dos Estudantes
(UBES). A presidenta fala ainda sobre a necessidade de igualdade de disputa através de financiamento público de campanha.

Estudantes vão se reunir nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 11h, na Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para apresentar à sociedade propostas de mudanças na política brasileira visando o avanço do país.

Dentre as principais pautas, há uma ferramenta online para a divulgação da campanha buscando apoio de pelo menos 1,6 milhão de eleitores para que a proposta seja oficialmente apresentada ao Congresso e comece a tramitar. No www.eleicoeslimpas.org.br o interessado poderá conhecer mais sobre a proposta e assinar o texto contribuindo para um Brasil melhor.

Com  informações UNE e Redação UBES