Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Sisutec abre inscrições para vagas remanescentes
6 de novembro de 2013
#FreeInternetBR, em defesa do Marco Civil da Internet
7 de novembro de 2013
Mostrar todos os posts

Projeto de esporte na escola revela promessa do Karatê-dô na Bahia

Implementado em colégio de Salvador, programa descobre secundarista com potencial para as Olimpíadas 2016 e mostra importância do esporte no desenvolvimento do estudante

Programas de incentivo aos esportes participam do desenvolvimento dos secundaristas e de sua formação, descobrindo talentos como a estudante Elica Bispo Santos de 18 anos. Cursando o 3º ano no Colégio Estadual Pedro Calmon em Salvador, é medalhista regional e representou recentemente a Bahia em campeonato nacional realizado em Porto Alegre (RS).  Apontada como um destaque no karatê-Do no estado, Elica é uma das promessas para competições futuras.

A estudante integra o projeto federal Mais Educação, levado à região pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Elica conheceu o karatê durante a 6ª série e conquistou medalhas e troféus acreditando no apoio do projeto: “O programa está presente na minha vida há muito tempo, me acompanhando e me oferecendo oportunidades de crescimento pessoal”, conta ela que já está na faixa marrom.

Segundo a direção da escola e os professores do projeto, aplicado na instituição em 2009, os resultados são grandes: os estudantes passaram a ter uma relação mais afetiva, de respeito e de compromisso com a escola e as famílias começaram a acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

Inspiração dos colegas, Elica visa outros campeonatos e duas faculdades

Cumprindo uma rotina corrida para conciliar estudo pela manhã com treino à tarde e trabalho, pois ajuda a mãe na preparação e venda de acarajé, no bairro da Boca do Rio, onde mora, Elica é um exemplo aos colegas: “Meu dia a dia é meio difícil, mas é divertido também. Pretendo chegar à faixa preta, prestar vestibular para Educação Física e, depois, para Fisioterapia”, comenta. Seu treinador, Jonathan Miranda, elogia o potencial esportivo: “Tecnicamente, é uma atleta com muito potencial para a luta”. A estudante é uma das promessas para competições futuras como as Olimpíadas 2016.

Os estudantes admiram o trabalho dela, Jéssica Helena de Melo, 14 anos, 8ª observa a medalhista e afirma: “Ela é muito responsável, uma ótima atleta, super gente boa. Todo mundo do karatê se inspira nela para chegar onde ela chegou”.

Programa mostra à importância do incentivo ao esporte na escola

A diretora do colégio, Agacy Ribeiro, afirma que Elica é um exemplo de superação e determinação: “Ela está conosco desde a 5ª série, chegou com dificuldades de aprendizagem e o karatê ajudou na melhoria do rendimento escolar e aumentou sua autoestima. Comemoramos muito o fato de ela ter ido para uma competição nacional”.

A professora comunitária do Mais Educação, Carolina Menezes, diz que o programa tem sido fundamental para a descoberta de novos talentos a exemplo de Elica: “O Mais Educação chegou aqui em 2009 e, desde então, trouxe muitos benefícios. Os estudantes passaram a ter uma relação mais afetiva, de respeito e de compromisso com a escola e as famílias começaram a acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, afirma.

Da Redação, com Portal do Estudante da SEB