Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Quinta (17/10): mais de 30 atos confirmados na Paralisação Nacional dos Estudantes
16 de October de 2013
Capital Recôncavo Baiano recebe grande manifestação de escolas públicas
18 de October de 2013
Mostrar todos os posts

Paralisação Nacional: estudantes de Porto Alegre mostram indignação com a escola atual

Secundaristas da cidade gaúcha organizam atividades propondo mudança e debate por uma nova escola que dialogue com a realidade do estudante

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, integrou a Paralisação Nacional nesta terça-feira (17/10). Na escola estadual Alberto Torres, os estudantes usaram o espaço para realizar um mural de idéias durante a manhã e iniciar uma passeata à tarde, exigindo mudanças na educação atual que hoje não corresponde à realidade do secundarista.

Participativo, o mural trabalhou o tema “O que o estudante quer” e reuniu pautas de melhora na gestão escolar, no currículo de ensino e na falta de diálogo com o estudante, junto a outros problemas apresentados do ponto de vista coletivo dos participantes.

Fabíola Loguércio, integrante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e também da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMSEPA) esteve presente e fala sobre a interação dos estudantes com a Paralisação Nacional: “Eles participaram bastante com várias ideias e porque os estudantes estão indignados com a escola do jeito que ela é hoje. Os atos são pra mostrar isso”.

No período da tarde, os pontos levantados no mural e nas lutas nacionais ganharam as ruas na voz dos estudantes porto-alegrense, que a partir das 18h marcham nas principais avenidas, para que as pautas cheguem às autoridades locais.

Porto-alegrenses lutam contra reforma curricular imposta pelo governo

Uma bandeira recente na região é a não representatividade estudantil da Nova Reforma Politécnica, uma discussão dos estudantes que recebe apoio dos professores. Fabíola comenta: “A escola hoje não representa o estudante, lutamos por aulas que se baseiem na nossa realidade, mas o modelo forçado agora, feito sem participação dos professores e estudantes não tem essa base no que vivemos para nos apresentar ao mercado de trabalho”.

Votado em agosto, na sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o novo modelo de ensino politécnico foi apresentado com o objetivo de aproximar os estudantes do mundo do trabalho, mas no debate é aberto ao público (21/08), os cerca de 60 manifestantes foram impedidos de entrar para acompanhar a audiência.