Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Tocantins, durante sessão de homenagem aos estudantes, UBES e UNE pautam melhorias para educação
21 de August de 2013
Estudantes de Jaboatão conquistam Passe Livre
21 de August de 2013
Mostrar todos os posts

NOTA: UBES apoia criação do Parque Augusta na capital Paulistana

Na Consolação, bairro do centro de São Paulo, existe uma área de 24.752m² que os moradores consideram a única área verde remanescente na região, entre uma selva de pedra e poluição. A área é considerada de utilidade pública desde 2008, por um decreto instituído pelo então prefeito Gilberto Kassab, com validade de cinco anos. Esta mesma área também pertence à incorporadora Setin, que a adquiriu o terreno em 1990.

O prazo que torna a área de utilidade pública expirou no último domingo, 18, trazendo à tona a iminência de retomada de posse da incorporadora que tem planos de construir imóvel comercial e residencial no local. O atual prefeito da cidade, Fernando Haddad, ao tomar conhecimento da defesa dos moradores afirmou que se tivesse o valor para construir o parque – o que poderia custar entre 60 e 100 milhões de reais – faria creches e não parque.

Tomados pela indignação, os moradores mantém a pressão à prefeitura do Estado de São Paulo e à Câmara Municipal pela votação “em regime de urgência” do projeto de lei 345/2006 que cria na área o Parque Municipal Augusta.

Posicionamento da UBES

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) apoia o Movimento SOS do Parque Augusta, cidadãos que lutam por qualidade de vida em uma cidade em que o trânsito é caótico, a qualidade do ar ameaça nossos idosos e crianças. Há a necessidade de termos ambientes que ofereçam tranqüilidade a pessoas que vivem por essa cidade e raramente tem a oportunidade de sair dela; que nos permitam a ideia de que ainda há natureza no interior da selva de puro concreto.

Nossa entidade jamais será contra o progresso e evolução do país, no entanto, assim como a educação, a saúde, a segurança e o transporte – temas fortemente defendidos pela juventude que têm ido às ruas nos últimos meses – é preciso preservar o espaço que é nosso priorizando o desenvolvimento sustentável. Estamos falando de milhares de paulistanos que precisam desse espaço como meio de acesso ao lazer e ao bem estar do seu cotidiano.

Aliados do Parque Augusta

Os moradores se uniram à associação de bairro e criaram dois canais online para divulgar os encontros, protestos, assembleias e afins em prol da criação do parque. o blog http://parqueaugusta.blogspot.com.br/ e o facebook https://www.facebook.com/parqueaugusta‎.

O Parque Augusta está localizado no centro da Consolação, entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marques de Paranaguá.