Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Por CPI do Aluguel em Manaus, estudantes iniciam petição de iniciativa popular
27 de September de 2013
Já inscritos: os grêmios se preparam para fazer parte do maior CONUBES da história
1 de October de 2013
Mostrar todos os posts

Nota da UNE contra perseguição policial em Porto Alegre

Apartamento do diretor da entidade, Lucas Maróstica, foi arrombado na manhã dessa terça-feira

A União Nacional dos Estudantes (UNE) vem a público repudiar a operação organizada nesta manhã de terça-feira (01/10) em Porto Alegre, numa investigação por “formação de quadrilha” aos jovens lutadores que, organizados no Bloco de Lutas pelo Transporte Público, derrotaram o aumento das tarifas na cidade.

Longe de ser uma “quadrilha”, a ação da juventude porto-alegrense serviu de exemplo a todo o povo brasileiro e foi inspiração para as lutas contra o aumento das tarifas em todo o país.

Nessa manhã, a casa de Lucas Maróstica, diretor da UNE e do DCE da UFRGS, foi arrombada e invadida por policiais e seu computador foi apreendido numa absurda ação da Brigada Militar. As informações de Porto Alegre dão conta de que outros ativistas também estão sendo alvo desta operação, que lembra os sombrios tempos da ditadura nos quais se organizar e lutar por direitos era comparado a ações de criminosos.

O ataque a Lucas Maróstica é um ataque à UNE e ao conjunto do movimento estudantil brasileiro. Exigimos o fim desta absurda e tenebrosa ação policial e o encerramento desta investigação por “formação quadrilha”.  Liberdade e fim da perseguição a todos os jovens lutadores do Porto Alegre! A UNE, que tem em sua história a defesa da democracia, seguirá acompanhando de perto esta situação e não se calará!

01 de outubro de 2013
União Nacional dos Estudantes