Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Novo Hamburgo, novo estudante é eleito para ocupar cadeira no Conselho Municipal de Juventude
11 de October de 2013
Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio começa amanhã (15)
14 de October de 2013
Mostrar todos os posts

Estudantes tomam as ruas das cidades ‘Gêmeas do Iguaçu’ para cobrar promessas não cumpridas dos prefeitos

Centenas de estudantes das cidades vizinhas União da Vitória (PR) e Porto União (SC) marcharam até as prefeituras para exigir respostas sobre promessas de campanhas deixadas de lado. Algumas reivindicações tem 10 anos e nenhuma solução

Na quinta-feira (10/10), cerca de mil estudantes de 30 colégios das cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) tomaram às ruas para cobrar as promessas dos prefeitos, feitas durante a campanha eleitoral de 2012 que não foram cumpridas. Os estudantes levaram a manifestação até as prefeituras, ocuparam praças e avenidas, sendo que na prefeitura de Porto União a estudantada foi recebida e ouvida.

Na pauta da mobilização estavam a luta por melhorias no repasse de recursos para a educação e que as duas administrações cumpram com o que falam. Segundo a presidenta da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória (UMES – União da Vitória), Ana Moraes, as cobranças incluíam: “A internet gratuita que o prefeito prometeu nas eleições e como reivindicação principal a pista de skate, que é uma luta que já tem 10 anos. Tivemos reuniões com os prefeitos das duas cidades que se comprometeram em construir a pista, mas até agora nada”.

Outras bandeiras segundo Ana são: “O restaurante popular, passe livre estudantil, e as novas pontes para os bairros de São Cristóvão e Rio Vermelho, que também foram prometidas”.

A passeata começou às 9h da manhã na Praça Coronel Amazonas, na cidade paranaense, e teve como primeira parada a frente da Prefeitura de União da Vitória, onde gritos de ordem das centenas de estudantes se fizeram ouvir. Os estudantes entregaram carta ao prefeito especificando as reivindicações.

Eles caminharam até a cidade gêmea, a catarinense Porto União, que faz divisa com União da Vitória e dirigiram a manifestação até a Prefeitura.  O secretário de Administração de Porto União, Paulo Rubens Buch, falou com os estudantes e afirmou: “Estão no seu direto de cobrar melhorias no repasse de recursos do Governo Federal, para a educação de nossas cidades. Sobre o segundo pedido que eles cobram a pista de stake, está sendo estudado com o prefeito para que o projeto seja feito”. O prefeito Anízio de Souza pediu por meio do secretário, que fosse enviado um documento com todas as bandeiras estudantis apresentadas na marcha para que seja marcada uma reunião.

A Praça do Contestado foi ocupada, onde foi feito um agradecimento a participação de todos. A caminhada final foi até as antigas casas da Rede Ferroviária de União da Vitória, onde foi reivindicada a permanência da estrutura da história da ferrovia na cidade. Os estudantes puderam entrar no local para ver como estava uma das casas destruídas, assinando abaixo assinado contra a demolição das casas.

Da Redação com informações da Rádio Colmeia de Porto União