Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

NOTA: UBES apoia criação do Parque Augusta na capital Paulistana
21 de agosto de 2013
Estudantes formam comissão que acompanhará e discutirá a implantação do ensino politécnico no Rio Grande do Sul
21 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Estudantes de Jaboatão conquistam Passe Livre

O desafio agora é ampliar o benefício para toda a região metropolitana do Recife

No último dia 12, a Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana do Recife (PE), aprovou o projeto de lei nº 130/2013 (Passe Livre) que fornece passagem gratuita aos estudantes locais.

A decisão veio em resposta às últimas manifestações de rua que ocorreram em todo o país, e em especial no estado de Pernambuco, por ocasião da celebração de 65 anos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) que levou às ruas pernambucanas, no dia 25 de julho, milhares de jovens em busca de seus direitos estudantis.

Como o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Elias Gomes, pelo menos mil estudantes farão um ato em Jaboatão na próxima sexta-feira, dia 30, às 14h, para pressionar o prefeito a aprovar o Passe Livre Estudantil para todo o município.

Há duas semanas, a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) do Recife, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) reuniu estudantes em passeata e apresentaram uma carta aberta aos deputados.

Teresa Leitão e Rodrigo Novaes solicitando aprovação do Passe Livre Irrestrito Metropolitano; Meia Passagem Intermunicipal aos estudantes; Aplicação do Plano Estadual de Assistência Estudantil; Ampliação do Ensino Médio e Técnico; Ampliação de vagas nas escolas públicas; e Mais investimentos na educação destinando 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo, 50% fundo social do pré-sal para educação.

Segundo Jader Piero, presidente da entidade, os deputados prometeram instituir uma comissão para estudar o projeto de lei e gerar audiências públicas para discutir o projeto com o executivo, o legislativo, a sociedade civil e as entidades estudantis.