Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara aprova Passe Livre Estudantil
23 de August de 2013
Em ENET da UBES, secundaristas apresentam trabalhos na feira da SBPC Jovem
23 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Estudantes cearenses protestam por melhorias no ensino da rede pública

A falta de carteira estudantil com validade 2013 para estudantes da rede pública, ganhou destaque na manifestação.

Nesta quinta-feira, dia 22, cerca de 200 estudantes de escolas públicas estaduais do Ceará se mobilizaram na Praça da Bandeira, centro de Fortaleza, em protesto por melhores condições de ensino e de estrutura das escolas.

Na pauta da mobilização: uma educação pública de qualidade, valorização dos profissionais da educação, a entrega imediata das carteiras estudantis da rede pública, a unificação do bilhete único à carteirinha, pela implementação do ENEM e de cotas na universidade estadual; 10% do PIB para a educação; pelo fim da aprovação automática e pela redução da tarifa de ônibus.

De acordo com Francisco Moraes, presidente da União Estudantil de Fortaleza (Unefort) e diretor de Cultura da UBES, mais de 22 mil estudantes de toda a rede pública do estado cearense estão sendo prejudicados. A prefeitura não entregou a carteira estudantil para utilização em 2013 que garante a meia entrada no acesso a eventos culturais, e, para agravar a situação, a passagem de ônibus que há 8 anos era a mesma teve aumento de R$2,00 para R$2,20.  O município alega que recorre da decisão judicial que autorizou o aumento da passagem no início do ano.

“Estamos em diálogo com a prefeitura que nos prometeu entregar as carteiras estudantis de 2013 até 14 de setembro. Pedimos aos estudantes um pouco de paciência, pois faremos pressão aos responsáveis até a solução com relação também a redução da tarifa de ônibus”, comenta Francisco.

A Carteira Estudantil dá ao estudante cearense de escola pública ou particular o direito a pagar meia tarifa no ônibus e meia entrada em eventos culturais. Desde dezembro do ano passado a empresa Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) aguarda licitação que a autoriza emitir carteirinhas para alunos de escola pública.

Da Redação