Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em SP, Paralisação Nacional da última quinta (17) retratou a escola que “não queremos”
21 de outubro de 2013
Estudantes goianienses ocupam a Câmara Municipal unindo forças aos professores da cidade
21 de outubro de 2013
Mostrar todos os posts

Escola Técnica de Minas Gerais levanta suas pautas na Paralisação Nacional dos Estudantes

Recuperação semestral e a criação da rede estadual de escolas técnicas é mote destacado na instituição de Belo Horizonte

Além das escolas públicas municipais e estaduais, os estudantes do ensino técnico de Minas Gerais também entraram para o mapa no dia de Paralisação Nacional dos Estudantes. Na semana dos professores, em que nenhuma instituição da rede estadual tem aulas, os secundaristas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) apresentaram as pautas fundamentais da modalidade de ensino.

Localizado em Belo Horizonte, no Campus 1, o debate de financiamento da educação com a garantia de investir 10% do PIB no setor,  e a criação do marco regulatório do minério está entre as grandes discussões levantadas pelos estudantes.

Depois de uma mobilização que recolheu pautas em todas as salas e turmas da escola técnica, uma panfletagem que fomentou a participação dos estudantes rumo ao 40º Congresso da UBES teve destaque.

Discutindo o ensino técnico que queremos

O tema da paralisação que ganhou as escolas de todo o país despontou no Cefet com as principais reivindicações estudantis pautadas no retorno da recuperação semestral que foi cortada. Segundo o diretor da UMES de Betim, Kennedy Alessandro, “os estudantes se sentem prejudicados sem os testes de recuperação”.

Entre outras, a criação da rede estadual de escolas técnicas vislumbrou o interesse dos matriculados nesta modalidade de ensino. O apoio ao ato dos estudantes também veio da União Colegial de Minas Gerais, União Brasileira dos Estudantes, União Estadual dos Estudantes e a União Nacional dos Estudantes que tiveram seus diretores presentes no ato estudantil.

Da Redação