Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes de Lauro de Freitas fazem reconstrução da ASSELF
20 de August de 2013
Em Tocantins, durante sessão de homenagem aos estudantes, UBES e UNE pautam melhorias para educação
21 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Entidade secundarista de Anápolis realiza congresso de reorganização no próximo sábado

Fundada em 1950, estudantes retomam a organização da UESA realizando fórum deliberativo que formulará, discutirá e construirá pautas rumo ao 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES

Decidindo os caminhos da entidade estudantil para os próximos dois anos, acontece no próximo sábado (24/8), o 10° Congresso da UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis). O Conuesa, como é chamado o Congresso, acontecerá a partir das 8 horas no Colégio Estadual Professor Faustino, no setor central.

Entre as atividades, grupos de debates, atos políticos e eventos culturais formarão a agenda dos secundaristas (que você pode acessar aqui).

DECISÕES IMPORTANTES DURANTE O CONGRESSO

O evento que reunirá os estudantes secundaristas do terceiro maior município em população do estado de Goiás encaminhará – por meio de votação – assuntos específicos que nortearão as próximas ações da entidade. Entre os assuntos que serão avaliados pelos estudantes por meio de voto, está:

Conjuntura – como a UESA se posicionará sobre o debate sobre político em Anápolis, Goiás, no Brasil e no mundo;

Movimento Estudantil – discute a organização dos estudantes em Anápolis, quais serão as lutas que a UESA defenderá na gestão eleita;
Nova diretoria – apresentação dos candidatos das chapas durante a Plenária Final do Congresso.

Segundo Douglas Rodrigues, secundarista que representou o município em diversas atividades nacionais do movimento secundarista, a entidade se reorganiza em um momento de efervescência dos estudantes. “Estivemos em atividades decisivas para educação do país, como na última semana na Blitz que ajudou a conquistar uma bandeira histórica ao aprovar os royalties e o Fundo Social do pré-sal destinados ao setor. Emplacamos o Passe Livre em Anápolis e acendemos novamente a necessidade de mover as mudanças”, completou afirmando que ir ao Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES (Coneg) também está na meta da nova gestão.

DÚVIDAS DE QUEM PODE PARTICIPAR DO CONUESA?

Pode participar do congresso qualquer interessado, especialmente estudantes secundaristas que deverão realizar credenciamento oficial para integrarem o evento como delegados (com direito a voz e voto), suplentes (que substitui os delegados em caso de ausência do mesmo) ou observadores (com direito a voz, mas sem direito a voto nas propostas).

Para entender melhor, existem 3 (três) tipos de delegados no Congresso da UESA:

DELEGADOS DA REDE PÚBLICA:

– Escolas que possuem Grêmios Estudantis
Neste caso, os Grêmios Estudantis devem estar devidamente constituídos e registrados nas unidades escolares e filiados à UESA, eleitos por suas diretorias em mandatos. Por turno, deve ser eleito 1 (um) representante para cada nível de ensino: Fundamental e médio, em qualquer de suas modalidades. Documento para credenciamento oficial: Baixar ata de indicação da eleição de delegados por Grêmio Estudantil

– Representantes estudantis que compõem os Conselhos Escolares das unidades de ensino público municipal e estadual
Neste caso, pode ser eleito um representante do Conselho por turno. Documento para credenciamento oficial: Cópia da Ata de Eleição do Conselho que conste nome do estudante.

DELGADOS DA REDE PARTICULAR:

Por não haver grêmios nas escolas particulares, uma reunião deve ser convocada com os representantes de sala e em coletivo escolher 1 (um) delegado e 1 (um) suplente por turno. A escolha do(s) delegado(s) deve ser registrada em ata para confirmar a escolha do delegado. Documento para credenciamento oficial: Baixar ata de eleição de delegados da rede particular de ensino
As atas podem ser entregue no dia do credenciamento até às 12h40mim ou podem também ser enviadas para o e-mail [email protected] até às 22h00 do dia 23 de agosto.

Mais informações, acesse http://portaldoestudanteanapolis.blogspot.com.br/