Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Greve de fome dos estudantes na escola MOCAM (SP) derruba os preços da cantina
4 de outubro de 2013
Confira as datas e algumas dicas para o vestibular 2014 nas universidades por todo o país
6 de outubro de 2013
Mostrar todos os posts

Em mais um ato para criação de CPI na educação estudantes ocupam a Câmara de Manaus

Após manifestações, entrega de ofício e lavagem da frente da SEMED, os estudantes ocupam a galeria da casa exigindo que a Câmara cumpra seu papel e instaure CPI para investigar denúncias de superfaturamento

Já no quarto ato pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na educação, os secundaristas lotaram a galeria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última quarta-feira (02/10). A solicitação para que se investiguem as denúncias de corrupção nos aluguéis de prédios que funcionam como escolas municipais, nos quais a prefeitura paga R$ 29 milhões por ano foi entregue pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) ao presidente da casa, Bosco Saraiva. Dois dias depois o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) reforçou o pedido, mas até agora não houve uma resposta oficial da Câmara sobre o tema.

Os estudantes e o Sinteam pedem esclarecimento imediato das afirmações feitas pelo ex-subsecretário municipal de educação Deuzamir Pereira, que apontou existir corrupção na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), um esquema dentro da prefeitura para “assaltar o dinheiro da educação”. A fala dele foi registrada em áudio pela equipe do jornal A CRÍTICA e publicada no dia 17 de agosto.

O líder estudantil em Manaus, Matheus Conceição, postou em seu facebook: “Vereadores não fazem o dever de casa e o que nos resta é cobrar a eles que possam trabalhar em prol do povo! UBES, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), SINTEAM todos na luta pela criação da CPI dos aluguéis de prédios para funcionamento de Escolas Municipais!”

Estudantes cobram ação da casa e vereadores prometem apoio

Foi proposta no dia 02/10 a realização de uma reunião com os representantes estudantis, onde os vereadores que participaram prometeram apoiar às iniciativas de investigar as suspeitas de fraude. Para funcionar, o pedido de CPI precisava que um parlamentar o subscrevesse, o que foi feito por três vereadores, faltando agora 14 assinaturas para a matéria tramitar.  

“Queremos o apoio dos vereadores para ir ao Ministério Público e à Polícia Federal”, disse o líder estudantil Yann Evanovick, diretor da UNE e ex-presidente da UBES, e um dos estudantes presentes na CMM. “Aqui não existe questão pessoal, não estamos aqui para levantar bandeiras políticas. Estamos em nome do povo, queremos esclarecimentos, queremos uma investigação, já estamos aqui pela quarta vez e só queremos que a Câmara cumpra seu papel, que não abra mão de uma atribuição que lhe foi dada pela população, esperamos que essa casa que não é uma anexo da Prefeitura de Manaus, que tem o seu poder, a sua autonomia, cumpra o seu papel que é instalar uma CPI”, finalizou ele.

COLETA DE ASSINATURAS PEDE CPI

Chamando a população para cobrar explicações do poder público sobre esses contratos, está disponível um abaixo-assinado online que pode ser acessado no site www.peticaopublica.com.br. Clique no link “CPI PARA INVESTIGAR OS CASOS DE SUPERFATURAMENTO NOS ALUGUÉIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS” para assinar.

Saiba mais sobre a coleta de assinaturas

O movimento estudantil e o SINTAM iniciaram na ultima semana de setembro uma petição de iniciativa popular que também visa o esclarecimento denúncias de superfaturamento nos contratos dos prédios alugados pela SEMED, que custaram até julho 9 milhões de reais. Estas e novas ações exigem prestação de contas.