Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTAS CATARINENSES ESTENDEM ATO DA PARALISAÇÃO NACIONAL ATÉ O CONGRESSO
15 de agosto de 2013
CREDENCIE SUA ENTIDADE NA UBES E PARTICIPE DO 14º CONEG
19 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Confira: Estudantes mobilizaram o Brasil em ato do dia 13

Com pautas unificadas pela reformulação do ensino médio, passe livre estudantil e mais investimento em educação, estudantes paralisaram escolas e avenidas em todo o país, na última terça-feira, dia 13.

O ato se dá na semana do Dia do Estudante e já deu alguns resultados, como a ampliação do Passe Livre para o estado do Rio Grande do Sul e a aprovação do Projeto de Lei 323/07, destinando 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo e 50% de todos os recursos do Fundo Social do Pré-sal investido em educação.

São Paulo

Em SP, cerca de estudantes reivindicaram por investimento na educação com tecnologia, cultura e esporte; Reforma do Ensino Médio; o Passe Livre; e a Reserva de cotas. Mobilizados em passeata e em frente à escola Moacir Campos (MOCAM), localizada no Aricanduva, zona leste da cidade de São Paulo e na escola Caetano de Campos, no centro da capital paulistana.Os estudantes anunciaram que a paralisação deverá se estender pelos próximos 3 dias.

Pernambuco

Secundaristas pernambucanos entregaram ao legislativo documento elaborado pelo grupo em favor do passe livre para estudantes secundaristas e universitários de Pernambuco e  pretendem apresentar também uma proposta para criação de um plano estadual de assistência estudantil. O encontro aconteceu próximo à Escola de Engenharia, na Rua do Hospício, no Centro do Recife, e seguiu em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista.

Minas Gerais

No estado mineiro, Betim e Belo Horizonte foram centros de encontro para os secundaristas que realizaram ato pacífico na Escola Estadual Senador Teotônio Vilela, defendendo duas ideias: a “Revolta do Boné” e o Segundo horário para todos e na Escola Estadual Milton Campos, localizada no centro de Belo Horizonte, famoso Estadual Central, exigindo a Criação do fundo do Minério e a Criação da rede estadual de escolas técnicas.

Paraíba

Dentre as reivindicações dos estudantes paraibanos estavam: a ampliação do passe livre; a segurança nas escolas e a cobrança por conclusão de reformas inacabadas em diversas instituições de ensino.
O governo do estado assegurou que fará a ampliação da patrulha escolar para reforçar a segurança e dará início à vistorias em escolas que estão com reformas demoradas. A vistoria será realizada pelo Suplan – Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado. Haverá ainda uma articulação entre prefeitura da cidade e governo do estado sobre o Passe Livre.

Rio Grande do Sul

A paralisação nacional organizada pela UBES, e abraçada por estudantes de todo o país, conquistou a ampliação do passe livre estudantil no Rio Grande do Sul, resultado da mobilização dos estudantes na última terça-feira, dia 13.A nova proposta do projeto de lei do Passe Livre Estudantil prevê a ampliação do benefício para todos os estudantes do estado e foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador do estado, Tarso Genro. O projeto reformulado, que passa a tramitar na Assembleia Legislativa agora, está complementado da concessão de um subsídio para custeio do deslocamento dos estudantes antes não beneficiados, com cortes de renda. A política de assistência ao transporte para os estudantes foi sugerida através de documento encaminhado pelas lideranças estudantis ao governo.

Santa Catarina

Organizados pelo grêmio estudantil, cerca de 100 estudantes catarinenses se reuniram para debate em sala de aula, na Escola de Educação Básica João da Silveira, localizada em Palhoça, no ato do dia 13. As pautas que defendem a estrutura da escola, a falta de segurança no local e a assistência estudantil foram ouvidas pela deputada estadual Ângela Albino (PCdoB). A deputada garantiu ao grêmio o direito de voz em um dos dias de audiência no plenário da assembléia.

Bahia

As atividades dos secundaristas baianos começaram na segunda-feira (12), em Salvador, quando cerca de 500 estudantes seguiram em passeata até a Secretaria de Segurança Pública para pedir mais segurança na Escola Estadual Edvaldo Brandão Correia, em que a professora de Matemática foi assaltada dentro da sala de aula no último dia 7/8. No dia da Paralisação Nacional das escolas públicas, 13, a UBES e os secundaristas se mobilizaram ao lado do Movimento do Passe Livre (MPL), conduzindo uma passeata da Praça Campo Grande até a prefeitura, no centro da cidade.

Ceará

No Ceará, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas e a União Jaguaretamense dos Estudantes Secundaristas mobilizaram os estudantes em diversos pontos do estado.Marcando o primeiro dia dos jogos entre as escolas do município do Centro Estudantil de Maranguape (CEM), em Caucaia, a ACES liderou na região metropolitana a paralisação de estudantes  da  escola pelo cumprimento da lei estadual que garante a Meia Entrada cultural. A UJES, na escola de ensino fundamental Carloto Pinheiro, localizada em Jaguaretama, também realizou ato interno com os estudantes.

Rio de Janeiro

No horário do intervalo da Escola Técnica da Capital, o grêmio da Faetec Santa Cruz, junto com os estudantes, ocupou o refeitório provisório da unidade, onde apresentaram uma série de questões de interesse das turmas. Entre as destacadas nas pautas nacionais está a necessidade de aumentar o número de ônibus que circulam entorno da unidade, aprovação do plano de cargos e salário elaborado pelo sindicato da rede e a contratação imediata de professores.

Em Petrópolis, os secundaristas saíram às ruas contra o fechamento da Escola Estadual Augusto Meschick, que fica na comunidade 24 de Maio.

Acre

Durante ato promovido pelos estudantes na última segunda-feira, 12, governador do Acre, Tião Viana, assina carta dos estudantes, apresentada pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e UNE (União Nacional dos Estudantes), em que garante o direcionamento de 100% dos royaltes do petróleo para a educação.

Confira – O que é ABNT e Como fazer uma capa de trabalho ABNT