Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Gestão Democrática é debatida com olhar para a Nova Escola em debate no 14º Coneg
8 de September de 2013
UBES e eleições limpas entregam à Câmara projeto popular da reforma política
12 de September de 2013
Mostrar todos os posts

Coneg da UBES convoca Congresso e aprova Reformulação do Ensino Médio

Com voto direto nas escolas, congresso que acontecerá em novembro será o maior já registrado na história da entidade

Após encontro que reuniu secundarista de todo o Brasil de 5 a 8 de setembro em Brasília, em caráter democrático de votação realizado pelas entidades municipais e estaduais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), convocou para acontecer, entre 28 de novembro a 1 de dezembro de 2013, o 40º Congresso Nacional da UBES, o Conubes.

O fórum máximo do movimento secundarista será responsável por debater e aprovar as resoluções que orientarão as ações da entidade na próxima gestão, além de eleger a nova diretoria à frente da UBES no próximo biênio. Durante as discussões realizadas na última semana, foi aprovado durante o Coneg o formato de eleição de delegados para o Congresso. A partir do dia 16 de setembro de 2013, o processo de eleição de delegados será organizada dentro das escolas, demarcando o fim das estapas estaduais que não serão mais realizadas.

Acesse aqui o REGIMENTO DO 40º Congresso da UBES

Trecho da resolução que convocou o congresso aponta a permanente necessidade de dinamizar o diálogo com os estudantes. “Assim convocamos o 40º Congresso da UBES, em meio à efervescência da juventude e mudanças importantes no Brasil. Nosso desafio é construir o maior congresso da história da entidade, invadir as escolas de cada canto desse país, em defesa da educação pública, da Nova Escola e de um Brasil justo, democrático com a cara e o pulso indignado da juventude”.

Para presidenta da UBES, Manuela Braga, a mudança do processo eleitoral amplia significativamente a participação direta dos estudantes nas ações da entidade. “A partir deste momento, ampliamos ainda mais o espaço de participativo da UBES, agora, os estudantes terão ainda mais representatividade votando diretamente nas decisões”, comenta. “Aos seus 65 anos, a UBES mostra que seu combustível vem dessa juventude latente por participação nas mudanças, vem vindo aí o maior congresso da nossa história”.

Reformulação do Ensino Médio no norte das mobilizações

Durante o fórum que debateu os atuais desafios da entidade, a construção da Nova Escola para reformulação do Ensino Médio norteou os diversos debates, que colocaram no centro de todas as discussões o acesso à educação como motor do desenvolvimento e soberania nacional.

Aos que acompanharam mesas de debate como a reforma curricular, gestão democrática nas escolas e contra homofobia, as lutas unificadas pela reformulação curricular e a universalização vislumbram um mosaico de lutas nacional que dá forma à UBES. Bandeiras pela mudança no currículo e no planejamento das aulas, assim como a valorização dos professores, acesso e permanência com o passe livre estudantil figuraram os desafios encabeçados pelos secundaristas no processo de mobilização rumo ao Conubes.

Veja abaixo deliberações do 14º Coneg da UBES

Resoluções

CONJUNTURA – Vem, a rua é a maior sala de aula do Brasil

MOVIMENTO ESTUDANTIL – UBES, teu nome é estudante na rua

EDUCAÇÃO – Por uma Nova Escola

Moções

Em defesa do Petróleo e contra os leilões

Em defesa da Paz, contra o imperialismo – Solidariedade ao povo Sírio

Contra espionagem norte americana

Desmilitarização da PM e Punição dos assassinos e torturadores da Ditadura Militar

Homenagem ao Professor Carlão

Anistia dos Estudantes processados pela SOCIESC

Da Redação