Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 12º ENET
22 de July de 2013
A EFERVESCÊNCIA DO 1º DIA DE ATIVIDADES DO 12ª ENET DA UBES
24 de July de 2013
Mostrar todos os posts

COM HOMENAGENS E DISCURSO INFLAMADO DOS ESTUDANTES, UBES INICIA 12º ENET

???????????????????????????????

Acompanhada dos gritos de quem pedia “não aos leilões do petróleo no Brasil”, a cerimônia de abertura do 12º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES em Recife, aconteceu nessa segunda-feira (22) acompanhada pelos estudantes que ocuparam o auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

A saudação aos 65 anos de luta que serão comemorados no próximo dia 25 deu início às atividades do encontro que acontece até a próxima quinta-feira. Representantes do setor educacional homenagearam os estudantes presentes como corpo da entidade secundarista. “A UBES faz parte do time daqueles que ocupam as ruas desde 65 anos atrás, prestando com sua luta e enfrentamento, muito serviço ao Brasil. Foi essa moçada que retomou o ensino técnico, esse mesmo pessoal que com a pressão das ruas garantiu que mais de 6 mil estudantes entrassem na universidade”, fala Manuela Braga, presidenta da entidade.

Segundo o secretário de Educação Profissional e Técnica do Ministério da Educação, Marco Antônio, o país vive um momento de colocar na balança a educação como questão fundamental a ser priorizada. “Nós temos urgências, e muitas. Entre o sonho ideal das escolas e a esperança de ver a juventude entrar no ensino técnico e profissionalizante, esse é o caminho que estamos. Precisamos mais do que defender uma política, temos hoje, como personagens atuantes, a oportunidade de ser construtores dessa mudança”, comentou o secretário.

A UBES ENTRELAÇADA NA LUTA PELA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO BRASIL
Conforme o tema do evento, “Educação, Ciência e Tecnologia a serviço do Brasil”, o fórum de discussão temático apontou diretamente a bússola para responsabilidade social da entidade nos dias atuais e sua influência no futuro, como comenta o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira. “Há 10 anos realizamos uma travessia de um governo neoliberal para um projeto novo de nação que ainda está em construção. Não é simples, enfrentamos questões complexas. Nas mobilizações de junho também percebemos que existe uma fusão dos que lutam agora e os que lutaram há muito tempo”, defendeu ao afirmar que o interesse maior de todos é a reforma do sistema educacional.

Destaque nas mobilizações que tomaram as capitais e principais cidades do país, a atuação da UBES “está na essência da pauta principal que mobilizou as manifestações”, comentou a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Luana Bonone. “É um verdadeiro grito por participação, por mudanças; desafiem-se a pensar diferente e a fazer diferente”, expressou ao declarar a unidade de pautas entre as entidades estudantis.

COM O DISCURSO INFLAMADO, OS DEBATES E AVANTE!
???????????????????????????????
O tom de luta se reinventa, mas a característica da persistência e ousadia nas atividades da juventude é sempre a mesma. Em sua fala, o vice-presidente da UBES, Caio Pinheiro, enfatiza o momento de fomentar as discussões das experiências de cada um. “Esse fórum é o momento de colocar a voz pra fora e trocar ideia. Quem está na sala de aula da escola somos nós, então somos nós que sabemos e somos gestores dessas pautas. Estamos aqui para dizer que queremos o acesso permanente ao ensino técnico, assim como conseguimos com a conquista do fim do pré-vestibular”, aponta o líder estudantil em um dos momentos.

A convocação entorno do debate educacional também foi puxando pelo deputado e membro titular da Comissão de Educação, Paulo Rubem, ao chamar a atenção dos estudantes para o momento decisivo da votação dos royalties no Senado no próximo dia 9 de agosto. “É fundamental a presença de cada um de vocês para o destino dessa riqueza. Os 10% foi aprovado a partir de uma emenda de minha autoria, assim como a decisão de destinar os  50% do fundo social do Pré-sal. Precisamos definir que país nós queremos. E, para construir este país, uma educação libertadora é fundamental”.

O encerramento, acompanhado pela palavra de ordem “Vem, vem. Vem pra rua vem, que a UBES cresce”, os secundarista que gritavam suas bandeiras encaminham-se para as próximas atividades, já mobilizados para passeata que acontece nessa terça-feira (23) nas ruas de Recife na Passeata em Defesa da Educação.

Mais informações, acesse PROGRAMAÇÃO COMPLETA – 12º ENET DA UBES