Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

7º Encontro de Grêmios e Entidades Estudantis do Agreste e Sertão Pernambuco acontece em Garanhuns
26 de setembro de 2013
Em ranking nacional, Brasil ocupa 121º lugar em relação à participação de mulheres na política
27 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Com estudantes, Câmara de Betim debate em audiência pública a criação de uma Política Municipal da Juventude baseada no Estatuto da Juventude

Assim como o recém sancionado Estatuto da Juventude, estudantes querem reconhecimento nas leis municipais que garantam direitos e atenda às demandas dos jovens betinenses

A audiência pública que pautou no último dia 25/9 foi responsável por um caloroso debate com a juventude de Betim na Câmara Municipal. O tema central foi o projeto de lei (PL 200/13) do vereador Eutair Antônio que propõe a criação de uma Política Municipal de Juventude inspirada no Estatuto da Juventude, sancionado no início de agosto. A sessão, além de apresentar o projeto na casa, também marcou a iniciativa de convite do relator do projeto em criar parceria com as Comissões Permanentes, sendo elas a Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e Juventude e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial.

Participaram da audiência o Superintendente Municipal da Juventude, Marco Túlio Rezende; União Municipal dos estudantes Secundaristas de Betim (UMES-Betim), União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG). Durante toda audiência, os jovens propuseram diversas sugestões para aprimorar ainda mais o PL que cria a política pública e outras demandas pertinentes para os jovens betinenses.

O presidente da UMES, Kenedy Alessandro, falou da conquista histórica do Estatuto da Juventude no aprofundamento da democracia de maneira a  integrar o protagonista da juventude à sociedade. “Esse é o caminho para avançar nos direitos e na democracia de nosso país”.

Foi recorrente a crítica e solicitação dos jovens presentes sobre a necessidade de revitalização dos espaços públicos da cidade, entre eles as praças, parques, centros esportivos que se encontram sucateados e sem utilidade. O pedido é que os parques funcionem com segurança, inclusive à noite para atividades esportivas e culturais.

Ao final da audiência foi instituída uma comissão com representantes da Câmara, dos movimentos estudantis e do executivo municipal para visitar os parques e demais espaços públicos que segundo os jovens, estão abandonados pelo poder público e em seguida, buscarem as providências cabíveis.