Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTAS CEARENSES PARALISAM NO PRIMEIRO DIA DOS JOGOS DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE
14 de August de 2013
ESTUDANTES DE PERNAMBUCO PARAM NOVAMENTE AS RUAS PELO PASSE LIVRE
15 de August de 2013
Mostrar todos os posts

COM APROVAÇÃO NA CÂMARA, ESTUDANTES PEDEM O #APROVADILMA PARA QUE O PETRÓLEO DO BRASIL SIRVA À EDUCAÇÃO

Camara_Aprova_PLRoyalties

Nessa quarta-feira (14), estudantes da UBES e da UNE fizeram blitz em corpo a corpo com parlamentares, garantindo acordo que aprovou o Projeto de Lei 323/07, destinando 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo e 50% de todos os recursos do Fundo Social do Pré-sal investido em educação.

Depois de pautar nas ruas, em diversas audiências públicas, blitz para cobrar posicionamento dos parlamentares e passeatas com milhares de estudantes nas ruas, do plenário da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (14), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas comemorou o marco histórico construído pelos sonhos dos jovens que lutam para garantir o investimento por uma Nova Escola, por educação pública e de qualidade no Brasil.

Uma vitória histórica da educação brasileira, que irá assegurar a prática das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) reuniu mais de 300 estudantes, professores, representantes de entidades do movimento educacional e de centrais sindicais em um ato público na entrada do Anexo 2 da Câmara antes da votação. Para presidenta da UBES que participou no dia anterior de uma paralisação nas escolas do Brasil, Manuela Braga, a luta não para por aqui. “Vamos agora chamar o #AprovaDilma, para comemorar e firmar a certeza de que os nossos esforços valeram a pena. Com a nossa força nas ruas convenceremos o Brasil a priorizar educação, já acertamo o alvo com o petróleo a serviço da nação, estamos abrindo caminhos para Nova Escola com a educação pública de qualidade que queremos”, afirmou.

Para o  ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que também acompanhou a votação, os recursos dos royalties do petróleo destinados pelo Congresso à educação e também à saúde poderão custear as mudanças pautadas pela UBES. “Esse dinheiro pode ir para investimento, novas escolas, equipamentos e para o pagamento de professores, já que não se faz educação sem pagar bem professores”, disse.

Para presidente da UNE, Vic Barros, a aprovação do projeto que segue para sanção presidencial é emblemática. “Conquistamos o maior aporte de investimento em educação pública da história do nosso país”, exclamou, no Facebook.

Segundo o relator do projeto, deputado André Figueiredo, a aprovação garante cerca de R$2 bilhões em 2014 e R$4 bilhões em 2015. Em manifestação no Twitter, o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, também também comemorou: “Vencemos, com argumentos e mobilização. E conquistamos mais recursos para a educação pública. Amanhã recomeçamos a luta” – a objetivo agora é a aprovação do PNE, em tramitação no Senado Federal.

Da Redação com Agências