Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Carioca Bárbara Melo é eleita presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)
30 de November de 2013
CONJUVE participa do #40CONUBES debatendo genocídio da juventude e as deficiências do projeto de redução da maioridade penal
4 de December de 2013
Mostrar todos os posts

Bancada baiana marca presença no #40CONUBES e realiza intervenção

Presente no maior congresso da história da UBES representando a Bahia, uma das caravanas da bancada baiana com 210 secundaristas trouxe suas pautas regionais e realizaram uma irreverente intervenção

O grupo enfrentou mais de 24h de viajem para chegar ao CONUBES, um percurso passado debatendo suas bandeiras de luta e trabalhando na construção do congresso da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), que acontece de 13 a 15 de dezembro no município de Simões Filho (BA).

Eles participaram do 40º Congresso Nacional da UBES (Conubes) que aconteceu nas cidades de Contagem (dias 28 e 29/11) e Belo Horizonte (30/11) junto a milhares de estudantes de todo o país que participaram de atividades diversas, como debates e pontos de cultura. O mesmo encontro também foi responsável por eleger a carioca Bárbara Melo como nova presidenta da entidade.

Os 210 estudantes baianos apresentaram como pauta principal a gestão democrática nas escolas, que mesmo existindo como decreto, não é respeitado. Outro aspecto importante na luta estudantil e bastante forte na região desse grupo é o combate ao machismo, por isso no 40º CONUBES os meninos do grupo realizaram uma intervenção que é um ato político bem característico da Bahia, participaram da Plenária Final sem camisa, vestindo sutiãs, dando destaque à luta contra o machismo e homofobia.

A participação foi forte, para o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Lauro Freitas, Luís Henrique Tavares, foi fruto da consistente convocação no estado: “Foi muito grande a mobilização, viemos porque queremos Passe Livre, liberdade para todos, acesso às tecnologias. A valorização do professor é importante e a formação, por exemplo, eu não posso aprender ciências se meu professor é formado em química”.

Ao todo, 10 grêmios participam da delegação, entre as escolas baianas que colaboraram no desenvolvimento e construção deste congresso estiveram as destacadas escolas Pólos do estado, como a escola estadual Manoel Novaes (Salvador), a escola estadual Navarro Brito (Conquista) e a escola estadual Mascarenhas (Camaçari).