Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ato dos estudantes revelará quem é a favor ou contra reforma política
17 de September de 2013
Em Jaguaretama, estudantes levam pautas estudantis à Câmara Municipal
18 de September de 2013
Mostrar todos os posts

Abre hoje (16) cadastro das eleições de delegados para o Congresso da UBES

Iniciou nessa segunda-feira (16) o cadastro das eleições de delegados para o 40º Congresso Nacional da UBES, principal fórum de deliberação do movimento estudantil que acontecerá entre 28 de novembro a 1º de dezembro. Com datas e prazos que seguem  as normas do Regimento oficial do encontro, a reunião da Comissão Nacional de Credenciamento e Organização (CNECO) deliberou sobre os prazos e métodos das eleições dos delegados ao 40º Conubes.

Faça seu cadastro

Acesse http://ubes-cadastro.herokuapp.com e siga as indicações no Regimento oficial do 40º Conubes (acesse aqui), atentando-se aos prazos.

Inscrição de Eleições por Grêmio Estudantil

Somente os Grêmios Estudantis indicados pelas entidades que participaram do 14º Coneg da UBES e aqueles que encaminharam à CNECO até o último dia 13 de setembro o documento de interesse poderão organização – prioritariamente – o processo eleitoral de delegados nas instituições de ensino. Já existem 667 Grêmios Estudantis Cadastrados (Acesse aqui a relação de cada um deles publicado pela CNECO), porém, o prazo para realização de sua Inscrição no sistema da UBES, constando seus representantes e datas sugeridas ao processo eleitoral, vão até o dia 18 de setembro.

Nos casos em que o Grêmio Estudantil de uma escola não se manifestar até o prazo estipulado no Regimento do 40º Conubes, a CNECO invalidará a obrigatoriedade de atuação do grêmio no processo, possibilitando a uma Comissão de 10 a realização do processo eleitoral.

Inscrição da Comissão de 10 Estudantes

As Comissões de 10 estudantes devem ser inscritas exclusivamente pelo sítio da UBES: http://ubes-cadastro.herokuapp.com até o dia 30 de outubro, devendo observar anteriormente se a escola já não possui Grêmio Estudantil para realização do processo eleitoral ou outra Comissão 10. No formulário de inscrição o responsável já deve preencher o calendário eleitoral, respeitando os prazos mínimos previstos no Regimento do 40º Conubes. O calendário obrigatório segue a ordem de que após a inscrição os estudantes aguardam o prazo de 24h para habilitação da Comissão de 10, para partindo daí, contar os prazos do processo eleitoral que inclui 2 dias úteis de inscrição de chapas, 2 dias de campanha e 1 dia de eleição.

Exemplo:

Inscrição da Comissão no sítio da UBES:
 • 16/9/2013 (segunda) 24 horas para habilitar – 13h

Habilitação da Comissão:
 • 17/9/2013 (Terça) – 13h
 Calendário eleitoral (mínimo)

Inscrição de chapa: 
• 18/9 a 19/9 (Quinta)

Período de campanha: 
•  20/9 (sexta) e 23/9 (Segunda)

Eleições: •  24/9 (Terça)

*Caso a Comissão de 10 não preencha o calendário ou não observe os prazos mínimos, a CNECO ajustará o calendário eleitoral, de acordo com o Regimento do Congresso, e dará publicidade a este no sítio do UBES.

As inscrições das Comissões de 10 e Grêmios serão divulgadas em dois horários de referência diários, segundo a tabela que segue.

Período de Inscrição

Horário de Publicação

18h01 às 12h00 13h00
12h01 às 18h00 19h00

Alteração da Data de eleição

Em caso de alteração da data de eleição, os novos prazos eleitorais devem ser informados a CNECO e aos representantes de cada chapa inscrita com prazo não inferior a 48h úteis antes do início do processo eleitoral. Este aviso, dentre outros, deve ser enviado para o email: [email protected] com cópia para os representantes.

 Mais informações, contate a CNECO: [email protected]