Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

29° Congresso da UFES acontece em Florianópolis
23 de setembro de 2013
Coalização inaugura painel no RJ: confira quais deputados são a favor da reforma política
24 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

40º Congresso da UBES já tem record em inscrições

Em uma semana, o sistema de cadastro já registra 3.823 estudantes inscritos, mais que o dobro da edição anterior. O record é resultado da mudança no Estatuto da UBES que deu fim às etapas estaduais, indicando a construção do maior congresso já realizado na história da entidade

Com apenas sete dias desde o início das inscrições para o 40º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundarista, o Conubes, a marca de estudantes inscritos já atingiu o número de 3.823 delegados de todo país. Estes estudantes já estão com seu pré-credenciamento liberado para participar com direito a voz e voto no fórum máximo de deliberação da entidade.

As inscrições no evento que acontecerá de 28 de novembro a 1ª de dezembro começaram na segunda-feira (23/9) e já ultrapassa a última edição realizada em dezembro de 2011 e que levou 1.561 delegados às urnas. Em tempo record que já totaliza 2.147 escolas envolvidas no processo eleitoral do Conubes, os números indicam que este será o maior encontro organizado pela entidade em seus 65 anos de história.

A CONSTRUÇÃO DO MAIOR CONGRESSO SECUNDARISTA

Entre as 355 cidades que já estão inscritas no sistema do Conubes, entre os estados que se destaca está Pernambuco, com 246 delegados e 40 cidades envolvidas; Bahia, com 231 delegados e 36 cidades envolvidas; Rio de Janeiro, com 158 delegados e 20 cidades envolvidas.

A participação dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular foi popularizado com a mudança no Estatuto da UBES que pôs fim às etapas estaduais, quando a votação dos delegados acontecia por estado. Durante o 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES (Coneg) que aconteceu em setembro com as entidades municipais e estaduais de todo o Brasil que formam a UBES, os líderes estudantis votaram a favor da alteração do processo eleitoral, estabelecendo que a tiragem de delegados passa a ser realizada dentro das instituições de ensino.

ENTENDA E PARTICIPE DO 40º CONUBES

Por meio de votação, o 40ª Conubes será responsável por eleger a nova diretoria à frente da entidade para os próximos dois anos, assim como estabelecer quais serão as principais bandeiras da entidade no próximo biênio. Para participar dessas decisões o estudante precisa ser delegado representando sua escola, o que lhe dará direito à voz e voto em todas as instâncias deliberativas do congresso.

O primeiro passo para representar a sua escola é o grêmio estudantil inscrever-se no sistema do 40º Conubes (http://ubes-cadastro.herokuapp.com/users/sign_in) e organizar com todos os estudantes o processo eleitoral com voto direto em urna. A cada mil estudantes matriculados um delegado é eleito na instituição de ensino (saiba isso e mais acessando o Regimento Oficial). As escolas que não tiverem grêmio estudantil ou o mesmo se omita, ou esteja com o mandato vencido, o processo será conduzido por uma Comissão de 10 (dez) estudantes.

Mais informações, acesse www.ubes.org.br

Redação UBES