Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Vídeo entrelaça história da UNE com recentes bandeiras
23 de setembro de 2013
40º Congresso da UBES já tem record em inscrições
24 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

29° Congresso da UFES acontece em Florianópolis

Paralelo ao 14º Coneg, evento leva pauta dos estudantes à Assembleia Legislativa 

Paralelo ao 14º Coneg da UBES, no último dia 6 de setembro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina sediou o 29° Congresso da União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES). Reunindo mais de 500 jovens estudantes entre delegados e observadores, a principal pauta discutida no congresso foi sobre a emergencial reforma curricular e pedagógica de ensino para as escolas. Divididos em 6 grupos de discussão, os estudantes debateram sobre o Passe Livre Estudantil, sobre a juventude e o mundo de trabalho, sobre o ensino técnico, sobre o acesso à universidade e sobre o movimento estudantil.

Estiveram presentes no congresso presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), o Yuri Beker; secretário municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz; coordenador municipal de Juventude de Florianópolis, Guilherme Pontes; secretária geral da CNTE e coordenadora da Conae em SC, Marta Vanelli; gerente estadual do CIEE, Marcelo Fermino; Claudete Mirtimman (SINTE-SC); vereador Ricardo Vieira e Leila Oliveira do SENAC.

169681_3771810466302_412061028_o

Fundada em Abril de 1956, a UFES representa todos estudantes das escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio, técnico, supletivos e cursos pré-universitários de Florianópolis. Após a ditadura, foi reconstruída em 02 de Maio de 1982, quando Wolney foi eleito presidente da entidade, passando por uma reorganização em 2011.

A UFES é responsável por inserir a juventude secundarista catarinense nas principais atividades da UBES, entre elas a paralisação do 13 de agosto que culminou em atos por todo o país, passeatas unificadas que pautam a Nova Escola, o financiamento da educação, valorização dos professores, o PNE com 10% do PIB, entre tantas outras reivindicações que dão forma à organização estudantil no estado de Santa Catarina. Assista ao vídeo.