Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“VAS BIEN FIDEL! HERÓI DA HUMANIDADE”, POR MATHEUS FIORENTINI
14 de August de 2013
SECUNDARISTAS CEARENSES PARALISAM NO PRIMEIRO DIA DOS JOGOS DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE
14 de August de 2013
Mostrar todos os posts

13 DE AGOSTO NO RIO GRANDE DO SUL MARCA AMPLIAÇÃO DO PASSE LIVRE PARA TODO ESTADO

RS (7)

A proposta que antes beneficiava apenas estudantes das regiões atendidas pelo Sistema Intermunicipal de Transporte da Metroplan, agora alcança estudantes de todo o estado com custeio de deslocamento.

A paralisação nacional organizada pela UBES, e abraçada por estudantes de todo o país, conquistou a ampliação do passe livre estudantil no Rio Grande do Sul, resultado da mobilização dos estudantes na última terça-feira, dia 13.

Fabíola Loguércio, diretora da entidade estudantil no Rio Grande do Sul, afirma com veemência a força da juventude que contribuiu para os resultados: “Foi extremamente importante a pressão dos estudantes, desde março nas ruas na Jornada de Lutas rumo a esta conquista histórica do Passe livre estudantil. É uma das políticas públicas que pautamos na paralisação do 13 de agosto, garantindo que o estudante possa ir à escola”, afirmou.

A nova proposta do projeto de lei do Passe Livre Estudantil prevê a ampliação do benefício para todos os estudantes do estado e foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador do estado, Tarso Genro. O projeto reformulado, que passa a tramitar na Assembleia Legislativa agora, está complementado da concessão de um subsídio para custeio do deslocamento dos estudantes antes não beneficiados, com cortes de renda. A política de assistência ao transporte para os estudantes foi sugerida através de documento encaminhado pelas lideranças estudantis ao governo.

Para ex-diretora da UBES no estado e atual coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes (UEE – Livre), Ana Carolini Andres, “a nova proposta do governo já é uma vitória da mobilização dos estudantes, agora pressionaremos o parlamento gaúcho para a sua aprovação”. O Vice- presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no RS, Álvaro Lottermann, ressaltou, no ato de entrega do projeto ao presidente da Assembleia, Pedro Westphalen, que “a gratuidade do transporte intermunicipal é uma conquista histórica da juventude gaúcha e uma vitória da mobilização, da democracia e do diálogo”.

RS (10)

PARALISAÇÃO NACIONAL POR UMA NOVA ESCOLA
Além da entrega do projeto de lei que instituirá o passe livre no estado, os estudantes, mobilizados pela UBES lideraram atividades na Escola Técnica Estadual de Parobé, localizada na capital. Em um dos momentos, os estudantes criaram um mural em que cada secundarista expressava o que queria que houvesse na escola.

Entre as manifestações por qualidade no ensino, merenda escolar adequada, grêmio estudantil, ginásio, fim do machismo, diversidade e cumprimento do piso salarial, a diretora da UBES, Fabíola, afirma que o combustível da “paralisação nas principais escolas do Brasil é a Nova Escola com investimento de 10% do PIB para educação”, defendeu.

Veja algumas imagens do ato nacional no Facebook da UBES, acessando www.facebook.com/ubesoficial

Com informações da UEE-RS e redação da UBES