Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PE: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESTUDANTES ENCAMINHAM MUDANÇAS NO TRANSPORTE
16 de March de 2012
EM PERNAMBUCO, ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS PELA CONSTRUÇÃO DO IFPE
19 de March de 2012
Mostrar todos os posts

“POR UMA NOVA ESCOLA PARA PARAÍBA”

Denúncia e ação civil contra a falta de manutenção das escolas da Paraíba impulsiona secundaristas que se organizarão em novas mobilizações a partir da próxima segunda-feira (19) no estado

Em denúncia feita pela imprensa paraibana na última terça-feira (13), expôs para todo o Brasil e o governo do estado a situação deplorável que se encontram as estruturas das escolas da Paraíba. O caso noticiado, não é particular, a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Úrsula Lianza, que hoje é objeto de ação civil pública ajuizada pela Promotoria da Educação de João Pessoa é a mesma em diversas escolas públicas do estado.

Segundo a promotora Fabiana Lobo, em inspeção realizada na escola, em parceria com o Conselho Tutelar, foram detectadas irregularidades graves como inexistência de cozinha, alimentos estocados em armários improvisados e outros problemas estruturais. Banheiros sem descarga, rede elétrica precisando de reparos, e, nas salas de aula, os quadros e as fechaduras necessitam de substituição. Banheiros e infiltrações no teto afetam laboratórios e bibliotecas, ocasionando a perda de livros e proliferação do mofo.

Promotoria tentou resolver o problema extrajudicialmente, mas não houve resposta da Secretaria. “Diante disso, tornou-se necessária a interposição da ação civil, como forma de resguardar os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Úrsula Lianza de possíveis acidentes causados pela grave precariedade da estrutura física”, disse.

SECUNDARISTAS ORGANIZAM MOBILIZAÇÕES
Seguindo o ritmo da mobilização dos professores, os secundaristas paraibanos irão organizar ações em reivindicação ao descaso do governo para situação das escolas públicas no estado. Segundo a residente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), Marília França, a articulação entre escolas já teve início. “Nós estamos em uma grande guerra, visitando escolas, preparando eleições com os grêmios para mobilizar os estudantes, e em uma ação conjunta, vamos cobrar do nosso governo uma nova escola para Paraíba”, diz.

Marília afirmou que o caso das irregularidades da Professora Úrsula Lianza já haviam sido denunciados pelos estudantes e a secretaria da escola em documento enviado à  Secretaria da Educação, porém não obtiveram retorno. Ela afirmou que agora os secundaristas se unirão às mobilizações em defesa das UEPB em atividades que começam a ser programadas na próxima segunda-feira (19).