Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

AM: ESTUDANTES REALIZAM MANIFESTAÇÃO EM APOIO À GREVE DOS PROFESSORES
14 de March de 2012
PE: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESTUDANTES ENCAMINHAM MUDANÇAS NO TRANSPORTE
16 de March de 2012
Mostrar todos os posts

EM RITMO DE MOBILIZAÇÃO, PASSEATA DISCUTE PAUTA DOS PROFESSORES EM PE

Aconteceu na tarde de ontem (14) em Pernambuco, passeata que compõe à mobilização nacional pelo piso salarial organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concentração que aconteceu em frente à Assembleia Legislativa reuniu cerca de 2 mil trabalhadores

Durante ato, UES-PE, UBES e UNE representando o movimento estudantil estiveram ao lado dos professores em apoio à paralisação que acontece até a próxima sexta-feira (16). O objetivo é reivindicar o respeito à integridade da Lei do Piso , a reformulação do Plano de Cargos e Carreira, 10% do PIB para o setor e aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE). Em apoio aos trabalhadores, também estiveram presentes parlamentares, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), professores de instituições privadas, Sinduprom, Sinpro, Simpere, Sintrajuf, Sindsep, Sindicato dos Enfermeiros, Professores Municipais do Cabo e Paulista.

Durante a passeata, a presidente da UBES, Manuela Braga, destacou a importância que a educação exerce no projeto nacional de desenvolvimento, sendo um ponto estratégico valorizar os profissionais de educação com incentivo e qualificação da carreira dos docentes. “Não só com o piso salarial ou plano de carreira e na sala de aula. Um dos grandes gargalos da educação hoje é a qualidade que se apresenta na sala de aula, e são os professores as peças fundamentais para uma nova educação, por isso estamos aqui declarando nosso apoio à luta dos nossos professores”, afirmou Manuela.

O representante do Sindicato dos Professores (Sinpro), Jackson Bezerra afirmou que um projeto será entregue em Brasília definindo o Piso no valor de R$ 1.937.

O parlamentar Luciano Siqueira assegurou representar a renovação do compromisso na defesa do Piso Salarial da categoria, 10% do PIB para educação e recursos advindos da camada do pré-sal, além dos 50% que deve ser destinado à ciência e tecnologia. A vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade sublinhou que os companheiros do comércio, os motoristas de ônibus e as outras categorias deveriam estar paradas. “Não vai atingir protagonismo social se não investir na área. Queremos uma sociedade justa, igualitária, sem exclusão social”, assegurou.

Em Pernambuco, 85% das escolas estaduais aderiram ao movimento que segue o ritmo de mobilização. Mais 23 estados brasileiros realizam atos organizados pelos sindicatos de acordo com a pauta da reivindicação local. Veja aqui a programação das atividades da greve nacional em seu estado.

Com Agências