Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“POR UMA NOVA ESCOLA PARA PARAÍBA”
16 de March de 2012
EM BRASÍLIA, UBES PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO
19 de March de 2012
Mostrar todos os posts

EM PERNAMBUCO, ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS PELA CONSTRUÇÃO DO IFPE

No último dia 12, cerca de 500 estudantes tomaram duas das principais avenidas do município Abreu e Lima de Pernambuco, em pressão à prefeitura para apresentar a documentação final e o local onde será construído o novo campi do Instituto Federal do estado – IFPE

Com apitos, faixas e cartazes, os estudantes, junto à União dos Estudantes Secundaristas De Abreu e Lima (UESAL), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), com palavras de ordem reivindicando o prazo de 150 dias informado pelo Ministério da Educação (MEC) não cumprido pela prefeitura.

No último dia 3 de março, a prefeitura divulgou em seu site que o terreno escolhido deveria passar por um processo judicial para que a área fosse desapropriada, no entanto, desde o dia 30 de setembro do ano passado uma comissão do IFPE acompanha o passo a passo das prefeituras, com reuniões quinzenais e nenhuma medida definitiva foi aplicada.

Segundo a presidente da comissão, Maria José Amaral, a dimensão dos terrenos que deve ter no mínimo dois hectares, por problemas ambientais na escolha do terreno em área alagada, aterro ou com relevo e qualquer impedimento jurídico são os principais empecilhos citados pelos prefeitos que ainda não definiram o espaço para construção das escolas.

O presidente da UMES, Alesson Barbosa, afirma que encarar os desafios de Pernambuco é levar em consideração o estado como uma das grandes locomotivas do país. “Temos responsabilidade com a sociedade pernambucana, teremos em breve a maior fábrica da Fiat da America Latina, vamos participar da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Entre os grandes desafios que temos em nosso estado, e que não são poucos, precisamos lutar por uma educação que consiga dialogar com toda sociedade e que corresponda através de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, defende.