Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MENOS JUROS E MAIS EDUCAÇÃO! UPES CONVOCA JORNADA DE LUTAS EM SÃO PAULO
20 de março de 2012
SECUNDARISTAS DE FOZ DO IGUAÇU INICIAM JORNADA DE LUTAS
21 de março de 2012
Mostrar todos os posts

APÓS AUDIÊNCIA PÚBLICA, UBES REFORÇA: #ESTATUTOJÁ

Na tarde de ontem (20), em audiência pública que debateu o Estatuto da Juventude, UBES e demais entidades do movimento estudantil garantem apertar as mobilizações para garantir a aprovação do documento ainda este ano.

A UBES e a UNE estiveram presentes na audiência que debateu a necessidade de aprovação do Estatuto da Juventude que tramita desde 2004. Também esteve presente o senador Paulo Paim, relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS); o relator do documento, Randolfe Rodrigues; a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; além de representantes da CUT, REJU e UBEN.

A audiência pública firmou a necessidade de ampliar o alcance das discussões sobre a importância do documento como marco legal para juventude brasileira, como disse em sua fala, a presidente da UBES, Manuela Braga. “O Brasil tem um  déficit com os jovens brasileiros, e o Estatuto será uma forma de pensar as políticas públicas do nosso país. Nós iremos às salas de aula das escolas e mobilizaremos os estudantes a se unirem na luta pela aprovação do documento, levando também esta bandeira em nossa Jornada de Lutas nacionalmente”, afirma Manuela.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=C44fmqzKIAA&context=C44eb02dADvjVQa1PpcFP_-hwrBkKxU7we0035WgGerSkmBr9Gvdg=]

ESTATUTO?
Os principais itens do documento em tramitação está a garantia de desconto de 50% na compra de ingressos para espetáculos culturais e de lazer e de passagens em transportes intermunicipais e interestaduais para pessoas com até 29 anos de idade. Conheça a proposta do documento na íntegra aqui.

IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO – Segundo o relator Randolfe, o Estatuto é um diploma geral de várias gerações militantes que carregaram essa bandeira de luta, ele ainda levantou informações que atestam a necessidade de aprovação do documento. “Metade dos jovens do Brasil são pobres, a maioria são negros e estão no Nordeste, fazendo hoje um retrato da desigualdade da ausência de políticas públicas para juventude. Não temos tempo a perder, se não conseguirmos votar o projeto em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é ano eleitoral”, defendeu.

Em sua fala, Severine também firmou a importância do projeto como parte de um processo construído por muitas mãos. “Vemos a luta de uma juventude organizada, e o Estatuto virá compor os marcos legais, não só reconhecendo os jovens como seres de direitos, mas dispondo ferramentas para isso”.

Aprovado pela Câmara no final de 2010, o texto já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também sob a relatoria de Randolfe Rodrigues, e ainda passará, além da CDH, pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Educação (CE) e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA).