Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES CONVOCA JORNADA DE LUTAS PARA MARÇO DE 2012
14 de março de 2012
EM RITMO DE MOBILIZAÇÃO, PASSEATA DISCUTE PAUTA DOS PROFESSORES EM PE
15 de março de 2012
Mostrar todos os posts

AM: ESTUDANTES REALIZAM MANIFESTAÇÃO EM APOIO À GREVE DOS PROFESSORES

Cerca de 200 manifestantes, entre eles estudantes e professores unidos por melhorias no ensino do país realizou em Manaus nesta manhã (14) uma das primeiras manifestações nacionais que prometem marcar a história da educação brasileira

Os estudantes amazonenses das escolas municipais e estaduais, em apoio à greve dos professores que teve início nesta quarta-feira (14), ocuparam a piscina da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) reivindicando melhorias nas condições de trabalho na educação. As mobilizações que começam a acontecer a nível nacional, se estendem até a próxima sexta-feira com atividades em prol da educação, como fala o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório.

“Estamos chamando atenção das autoridades ao piso salarial, aos 10% do PIB pela educação, 50% do pré sal pela educação e aos planos de cargos e salários”, afirmou. Simultaneamente, em Pernambuco, estudantes ao lado de seus professores ocuparam as ruas como forma de contestar as pautas da classe que enfrenta o descumprimento da lei do piso salarial e a luta dos profissionais de educação e entidades estudantis em defesa de uma educação de qualidade.

A GREVE E SEUS MOTIVOS
O protesto, que também contou com o apoio de professores das duas redes de ensino, integra uma série de atos que deverão ser realizados em todo o país, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cobrando entre outras coisas o cumprimento do piso nacional do magistério.       

Criada em 2008, a lei determina um valor mínimo que deve ser pago a professores com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Para 2012 esse valor foi definido em R$ 1.451, mas segundo levantamento da CNTE,  17 estados não cumprem o valor do piso nacional do magistério

Além de cobrar o cumprimento da Lei do Piso, os estudantes junto aos professores e entidades como UBES e UNE, reivindicam suas pautas para que o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, inclua em seu texto uma meta de investimento mínimo na área, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a ser atingida em um prazo de dez anos.

 Com Agências