Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A UBES e você em Brasília no 13º CONEG
8 de August de 2011
Manifestantes se preparam para mais um dia de protestos no Chile
9 de August de 2011
Mostrar todos os posts

Usuários de redes sociais põem ordem em Londres com pá e vassoura

Da Redação

Para quem acompanha a onda de violência que Londres vem enfrentando desde sábado passado, a notícia é otimista: Usuários de redes sociais estão se unindo para uma grande operação de limpeza na cidade.

As informações são da BBC BRASIL que afirma a organização dos usuários. Com a hashtag #riotscleanup, facebookeiros, blogueiros e twitteiros  marcam encontros e se dividem em grupos formando equipes de limpeza.

No Twitter, foi criada a conta @ riotcleanup (ou limpeza depois do distúrbio, em tradução livre) par a coordenar as equipes. Já são mais de 70 mil seguidores.

Apesar do tumulto que se espalhou pela capital e para outras partes do país, voluntários buscam a ordem limpando as ruas de suas casas e arredores

‘Mais limpo’

Parkinson, uma das voluntárias que conseguiu reunir 20 pessoas depois dos tumultos no bairro afirma que a iniciativa serve também para mostrar o apoio às empresas do bairro Lewisham que foram prejudicadas pelos distúrbios.

“Queremos ver se eles precisam de ajuda, mesmo que seja apenas para fazer uma xícara de chá. Também queremos mostrar que não somos de todo ruins, muitas pessoas vão se sentir mal depois destes eventos”, disse.

A voluntária também afirmou que o bairro estava “mais limpo do que o que geralmente é” depois da operação organizada pelo conselho local.

Em Ealing, oeste de Londres, há informações de que mais de cem voluntários se reuniram na manhã desta terça-feira para ajudar na limpeza do bairro, levando vassouras, sacos de lixo e luvas. A maioria deles ouviu falar da operação de limpeza pelo Twitter e Facebook.

O conselho da região conseguiu mais recursos para ajudar na operação, garantir a segurança das empresas e ajudar na reconstrução da comunidade. E acrescentou que conseguiu abrigo para as pessoas que tiveram que deixar suas casas devido aos distúrbios.

Uma porta-voz do Conselho de Hackney, norte de Londres, afirmou que o conselho enviou equipes de limpeza assim que a situação ficou mais segura e acrescentou que a limpeza estava “mais ou menos terminada”.

Entrevista da BBC BRASIL