Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES e UNE apoiando a causa LGBT
27 de julho de 2011
Jornada de Lutas de Porto Alegre, estudantes na rua pela unificação do M.E no RS
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

UBES promove grande passeata em Manaus nesta terça (29/03)

Estudantes vão protestar contra o aumento das tarifas e a má qualidade no transporte coletivo.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) promove nesta terça-feira (29/03), em Manaus, uma grande passeata para protestar contra o aumento das tarifas e a má qualidade no transporte coletivo da capital amazonense. Com a presença do presidente da UBES, Yann Evanovick, os estudantes vão se concentrar na Praça do Congresso a partir das horas e seguem depois até a sede do Sindicato das Empresas de Transportes do Amazonas.

Este ano, a Jornada Nacional de Lutas da UBES, que é realizada em conjunto com a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos), terá como tema a frase “Educação tem que ser 10”, que vem acompanhado de 10 itens que as entidades consideram fundamentais para melhorar a qualidade do ensino no país e a situação dos estudantes brasileiros.

Encabeçam as reivindicações dos estudantes o financiamento público da educação, com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que garante 50% do Fundo do Pré-Sal para o setor. Além disso, a UBES luta por leis específicas para dar mais qualidade ao ensino privado.

Os estudantes também querem o fim do vestibular a partir da instituição de um novo sistema de ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas Instituições Federais de Ensino Técnico (IFETs), com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública.

A lista das reivindicações dos estudantes secundaristas segue com o Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico, a democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis, ampliação robusta da participação pública nas matrículas e o Plano Nacional de Assistência Estudantil sendo financiado por um Fundo Nacional de Assistência Estudantil, a ser formado por 2% do orçamento do Ministério da Educação e mais 2% da arrecadação das instituições privadas.

Completam a lista da “Educação 10” a extensão do Programa Nacional de Passe Estudantil para todos os níveis de ensino, a gestão democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas e valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis, além da erradicação do analfabetismo no país.

(Texto do jornalista Romerito Aquino – Assessoria de Imprensa da Jornada Nacional de Lutas);