Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Bate-Papo com Secretário de Educação
27 de July de 2011
Jornada de Lutas: Estudantes tomam as ruas do Brasil
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

UBES inicia hoje sua Jornada de Lutas!

UBES inicia hoje sua Jornada de Lutas

Em São Paulo, maior manifestação será em passeata entre o MASP e a Assembléia Legislativa

 

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) inicia nesta segunda-feira, 21/03, a semana de sua Jornada Nacional de Lutas pela educação, que prevê a realização, até a próxima sexta-feira, de passeatas e ocupações de instituições de ensino em 19 estados do país, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, a Jornada da UBES será marcada, entre outros eventos, por uma passeata de estudantes secundaristas nesta terça-feira, 22/03, a partir das 9 horas, com trajeto compreendido entre o MASP e a Assembléia Legislativa. O protesto dos estudantes paulistas será centrado na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional n° 9 (PEC) que cria um fundo estadual com os recursos do Pré-Sal e destina 50% para a Educação e na reprovação do aumento das tarifas.

Este ano, a Jornada Nacional de Lutas da UBES que é realizada em conjunto com a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos) terá como tema a frase “Educação tem que ser 10”, que vem acompanhado de 10 itens que as entidades consideram fundamentais para melhorar a qualidade do ensino no país e a situação dos estudantes brasileiros.

Encabeçam as reivindicações dos estudantes o financiamento público da educação, com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que garante 50% do Fundo do Pré-Sal sendo destinados ao setor. Além disso, a UBES luta por leis específicas pela Regulamentação do Ensino Privado por mais qualidade.

Os estudantes também querem o fim do vestibular a partir da instituição de um novo sistema de ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas Instituições Federais de Ensino Técnico (IFETs), com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública.

A lista das reivindicações dos estudantes secundaristas segue com o Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico, a democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis, ampliação robusta da participação pública nas matrículas e o Plano Nacional de Assistência Estudantil sendo financiado por um Fundo Nacional de Assistência Estudantil, a ser formado por 2% do orçamento do Ministério da Educação e mais 2% da arrecadação das instituições privadas.

Completam a lista da “Educação 10” a extensão do Programa Nacional de Passe Estudantil para todos os níveis de ensino, a gestão democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas e valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis, além da erradicação do analfabetismo no país.