Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O13º CONEG da UBES que entrou para a história dessa entidade
12 de September de 2011
Chile: estudantes querem reforma de ensino justa!
14 de September de 2011
Mostrar todos os posts

UBES cobra Passe livre para prounistas e apoio ao 39º CONUBES em reunião com Kassab

Os presidentes da UNE, UEE-SP e UBES se reuniram com o prefeito e outras autoridades para cobrar posicionamento sobre o passe livre para bolsistas do ProUni e apoio ao 39º CONUBES

Na última quinta-feira (6/09), lideranças do movimento estudantil se reuniram com o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, para pedir o apoio da prefeitura ao Projeto de Lei 256/2011, de autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB), que aprova no município o passe livre para os estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
O projeto foi apresentado aos presentes, cobrando um posicionamento em relação ao novo programa. Na reunião com o prefeito Gilberto Kassab estavam presentes o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu; o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovik; o presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre Eduardo Silva e o ex-presidente da UNE, Augusto Chagas.
Também estavam presentes na reunião o vereador Netinho de Paula (PCdoB); o vereador Jamil Murad (PCdoB); o coordenador de Juventude da cidade de São Paulo, Devanir Lima; o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck; o secretário dos Transportes, Marcelo Branco; e um dos organizadores da Conferência Municipal de Juventude, Osvaldo Lemos.
O projeto garante à educação dos prounistas:

Evitar a evasão escolar dos estudantes bolsistas de baixa renda;

Incentivo à permanência dos estudantes na universidade;

Projeto beneficiará mais de 150 mil estudantes prounistas;

Só em 2011 foram ofertadas quase 40 mil bolsas do ProUni em São Paulo;

Assim como a conquista da meia-passagem pela UEE-RJ, esta luta da UEE-SP pode ser reconhecida por outros estados.

 “É evidente que somos a favor do projeto de lei, o que precisamos é encontrar os caminhos para um ponto de equilíbrio para o funcionamento do projeto. Mas o importante é que saibam que estamos abertos para encontrar uma medida e que temos boa vontade para a concretização da ideia”, afirmou Gilberto Kassab.

Apoio da prefeitura na realização do 39º CONUBES

O Congresso da UBES que acontecerá em novembro em São Paulo reunirá na capital estudantes dos quatro cantos do Brasil, e é claro que a prefeitura não poderia ficar fora dessa! Aproveitando a oportunidade do ajuntamento, o presidente da UBES pediu apoio para a realização do Congresso da entidade que acontecerá no fim de novembro na cidade. Em resposta, Kassab afirmou que iria se reunir novamente com o presidente da entidade para discutirem o assunto, mas desde já assumiu o compromisso de apoio ao congresso dos estudantes secundaristas.