Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

20 ANOS DO ECA | Ministro Vannuchi avalia que Lei nunca foi cumprida
26 de julho de 2011
Saiba o que fazer quando chegar a Natal para o 11º ENET
26 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Passe livre no DF: uma conquista dos estudantes!

O passe livre estudantil luta histórica dos estudantes nos quatro cantos do país, tem sido motivo de grande movimentação na capital da República. Mas do que direito ao livre acesso a escola, o passe consiste um maior contato dos estudantes brasilienses a cultura, esporte e lazer, elementos estreitamente vinculados também à formação cidadã dos mesmos.

 

Depois de muitas manifestações e “sol na cabeça”, no ano passado, o passe livre foi aprovado ainda com algumas restrições, em que o aluno só tinha direito ao uso da passagem duas vezes por dia, exceto nos fins de semana. Tanto o preço da passagem, que é uma das mais caras no país, quanto a sua restrição, constituem fatores de acentuação das desigualdades na nossa capital, visto que o centro cultural se localiza na região central de Brasília, e os estudantes mais carentes das áreas periféricas que pretendem consumir cultura, desembolsam um valor muito maior para se deslocarem.

 

Mesmo depois da aprovação do passe no ano passado, o atual governador doDistrito Federal, Rogério Rosso, enviou um projeto de lei que restringia o passe a estudantes de famílias que tinham renda até três salários mínimos. Os estudantes não se acomodaram. Foram às ruas mais uma vez, e depois de grandes mobilizações que pipocaram em todos os cantos do Distrito Federal, no final do último mês, dia 30/06, a câmara disse não a restrição do passe e aprovou uma emenda que “livrou” os estudantes da burocrática “Fácil” (empresa responsável pela recarga dos créditos), fruto da atual conduta neoliberal do governo Arruda. Agora o passe livre terá o controle do estado na sua distribuição, além de livrar os estudantes das cansativas filas para recarga do cartão.

 

É claro que sabemos que o passe ainda não é o ideal. Precisamos expandi-lo ainda mais, dando o direito dos estudantes pegarem quantos ônibus foram necessários durante os dias letivos e fins de semana. Mas a não aprovação da restrição já é fruto da vitória dos nossos diversos informativos, manifestações, conversas nos corredores da escola, enfim, da nossa luta.

DIZER NÃO AO PASSE LIVRE É DIZER NÃO À EDUCAÇÃO, É DIZER NÃO À FORMAÇÃO CIDADÃ!