Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES Convoca estudantes para ato em Brasília
26 de July de 2011
Pré-sal pra Educação: ato vitorioso em Brasília
26 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Nos 50 anos de Brasília, 50% do pré-sal para a educação!

A UNE, UBES e ANPG têm historicamente se mobilizado em defesa dos interesses nacionais e por isso convocam brasileiros e brasileiras para ato em Brasília, nesta quinta-feira, 20. A manifestação será pela campanha que reivindica “50% do Fundo Social do Pré Sal para a Educação”. Concentração no Museu Nacional, às 10h30.

O Congresso está prestes a aprovar leis que vão regulamentar a extração do petróleo na camada Pré-Sal, desde o modelo de exploração até a aplicação dos recursos que podem colocar o Brasil em outro patamar de desenvolvimento. “Isso dependerá de muita mobilização e unidade. Só assim alcançaremos o financiamento necessário para transformar a educação no Brasil e construir um país melhor”, declarou Augusto Chagaspresidente da UNE, que chama os estudantes às ruas mais uma vez, a exemplo da Jornada de Lutas que mobilizou milhares de brasileiros por todo o país em março.

A manifestação é organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG), e vai se concentrar a partir das 9h30 na Esplanada dos Ministérios, em frente à Biblioteca Nacional.

 

Entidades pressionam Legislativo

Uma comissão de estudantes será recebida pelo líder do governo da Câmara, Romero Jucá. As lideranças querem pressionar o poder legislativo para que a aprovação do Projeto de Lei nº 7 de 2010, que cria o Fundo Social do Pré Sal, seja acelerada e votada ainda este mês.

As entidades estudantis também querem aprovar a Emenda ao projeto de lei nº 7, reivindicando que 50% do total da receita obtida pelo Fundo Social “deverão ser aplicados em programas direcionados ao desenvolvimento da educação pública, básica e superior”. Os autores da Emenda são as senadoras Fátima Cleide (PT-RO) e Ideli Salvatti (PT-SC) e os senadores João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Na justificativa, os parlamentares ressaltam a importância da educação com indutora do projeto de desenvolvimento nacional:

 

 

“As carências educacionais são apontadas como um dos principais gargalos ao desenvolvimento nacional. Sem maciços investimentos na universalização e na qualidade da educação básica, profissional e superior não teremos cidadãos preparados para ampliar o parque científico e tecnológico nacional, incrementar a indústria e colocar o Brasil em condições de competitividade internacional”.

Ato: Pré-sal para a educação e por um novo marco regulatório do petróleo

Data: 20 de maio

Horário: 10h30

Local: Esplanada dos Ministérios, no Museu Nacional Honestino Guimarães – Brasília / DF

Entre os materiais de divulgação da campanha está uma cartilha distribuída para estudantes secundaristas e universitários em todo país. O documento, além de adesivos e cartazes, está disponíveis para download no site:

http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/mov_estudantil_2008/m_15398.html

Fonte: EstudanteNet