Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES apoia e continua na luta pela reivindicação dos professores da Paraíba
27 de julho de 2011
Nova diretoria da ABES toma posse
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

No RJ UMES-Volta Redonda Realiza Congresso de Reconstrução

A União Municipal de Estudantes de Volta Redonda (UMES – Volta Redonda) realizou seu Congresso de reconstrução no dia 2 de junho de 2011 este foi fruto da panfletagem quatro mil informativos nas escolas do município, cerca de um mês atrás no dia 2 de maio realizou-se um encontro dos estudantes com a presença forte dos alunos do Instituto Federal, Manoel Marinho, Getúlio, Guanabara e Rondônia que desde então ficou responsável pela organização do congresso da entidade, após ter uma comissão estabelecida foi realizado o congresso. A UEES-RJ (União Estadual de Estudantes Secundaristas do RJ) esteve presente em todo processo que contou com a presença de estudantes de muitas escolas de Volta Redonda. Foi inscrita apenas uma chapa no processo eleitoral, compunha a chapa a Presidente Rafaela do C.E Getúlio. A presidente da UEES-RJ Gabriela Venâncio parabenizou a comissão organizadora e a chapa vencedora. A entidade tem muitos desafios pela frente, como a aprovação do Passe-livre irrestrito e para todos os estudantes de Volta Redonda, o projeto de lei foi proposto pelo Vereador Marquinhos Motorista (PCdoB) aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, porém vetada peloentão prefeito Antônio Francisco Neto, o projeto voltou para Câmara e os vereadores derrubaram o veto do Prefeito porém o projeto sofreu alterações que excluem os estudantes de Ensino Médio e os estudantes Universitários, a entidade luta para que projeto se estenda para o ensino médio e superior. Em forte ritmo de luta os presentes redigiram uma carta no evento cobrando que os vereadores exigissem do prefeito a aprovação da lei que garante o passe livre escolar de autoria do vereador Marquinhos Motorista (PCdoB). O manifesto também cobra políticas públicas para a juventude, além de enfoque tanto secundaristas quanto universitários. A presidente Rafaela agradeceu toda sua diretoria pela a dedicação e compromisso. Parabenizou Letícia Pereira, Luiz Fernando, Filipe de Oliveira e Johnes Hebert universitários do IFRJ, Volta Redonda pela a dedicação com o movimento estudantil e pro ter suas bandeiras de lutas no Instituto Federal e nas ruas. Os próximos passos da entidade também estão relacionados a tiragem de grêmios nas escolas do município. Portanto temos mais um processo de eleição de UMES importante para nosso país e para o estado do RJ.

Segue:

Manifesto de Reorganização da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Volta Redonda (UMES-RJ)

Acreditamos que a cidade de Volta Redonda cumpre um papel protagonista no estado do Rio de Janeiro e passa por muitas transformações, nosso povo tem a expectativa de uma vida melhor e de mais oportunidades de emprego, educação e desenvolvimento.
Temos a oportunidade de reverter esse momento em diminuição das desigualdades sociais proporcionando um novo patamar de desenvolvimento social, econômico e cultural.
E neste cenário de grandes possibilidades temos o desafio de conseguir ampliar a qualificação da mão de obra dos nossos estudantes, expandir e consolidar uma educação pública e de qualidade, infra-estrutura das escolas, equipar adequadamente os laboratórios, controle e fiscalização da qualidade da alimentação escolar, ofertas de cursos técnicos e acesso a graduação universitária de qualidade, uma maior valorização dos profissionais da educação e o passe-livre estudantil, sendo essa ultima imprescindível para a assistir os estudantes no seu processo de formação social.

A luta por uma educação de qualidade é a luta pelo desenvolvimento de nossa cidade!!
PASSE-LIVRE IRRESTRITO PARA TODOS OS ESTUDANTES JÁ!

Vamos à luta por educação de qualidade que passa também por acesso a transporte, cultura e igualdade de oportunidades.

 

Rafaella Veiga

 Pres. Da UMES-VOLTA REDONDA