Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Congresso da UMES – Belém
27 de July de 2011
Ocupação dos Estudantes na ALPB termina com convocação do Secretário de Educação!
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

No Acre o movimento estudantil ganha Força

No de congresso da UBES- União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, o Movimento estudantil ganha movimentação e espaço nos mais variados fóruns de debates ligados a educação de nosso País. São encontros que vão desde a discussão sobre a melhoria do sistema educacional ao embates de eleições de Grêmios, que ocorrem em milhares de escolas de norte a sul do Brasil.

No Acre a movimentação do movimento estudantil secundarista começa a ganhar espaço nas cidades; tanto na capital quanto no interior do estado. Em Rio Branco, tem o processo eleitoral de Grêmios que esta movimentando muitas escolas, destacando as mais disputa mais acirradas: que foram no CEBRB – Colégio Estadual Barão do Rio Branco onde estiveram 3 chapas inscritas, onde tivemos como vencedora a Chapa 3 encabeçada por Virginia aluna do 1° ano;CEAN- Colégio Estadual Armando Nogueira,onde a chapa; “Na Pressão pelas Mudanças” encabeçada pelo estudante Rodney Junior foi a vencedora, no JRL – Escola E. Prof. José Rodrigues Leite a Chapa 2 “Luta & Revolução” encabeçada por Tiago Nery foi a vencedora e no EJORB 3 Chapas foram inscritas a chapa vencedora a Chapa 3 “Se o presente é de luta o futuro nos pertence” encabeçada pelo estudante do 3° ano Joedson Reis. Além desses destaques as eleições continuam na capital.

No interior do estado a movimentação não é diferente. A UMES de Cruzeiro do Sul segunda maior cidade do estado do Acre, faz uma grande campanha de eleição e formação de Grêmios nas principais escolas do Município.

O destaque foi a eleição da escola Dom Henrique Ruth maior colégio de ensino médio da cidade, que teve um processo eleitoral de altíssimo nível e com muitas proposta para o movimento estudantil acriano. A Chapa 1 que tinha como slogan ” DHR nossa família nosso orgulho” foi a grande vitoriosa. “Estamos preparados para luta por uma educação pública ede qualidade” ressaltou também a importância de fortalecer o movimento estudantil no Acre. “Temos um processo de CONEG e CONUBES e até lá, precisamos discutir com a comunidade estudantil as mudanças e melhoria da escola pública brasileira” diz a presidente eleita Beatriz.

“O Acre tem em sua história a marca de um povo que sempre lutou pelos seus ideais, com nós estudantes do presente não será diferente. Queremos reorganizar nossa luta, por isso queremos junto com a UMES de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá e dezenas de Grêmios da Capital e outras cidades, lutar pela construção de uma grande entidade estadual. A entidade representa de fato os interesses dos estudantes e esta na luta pelo fortalecimento e a unificação de nossas pautas” disse o presidente da UMES de CRUZEIRO DO Sul Willian Dene Sarah.

Com informações da Diretoria de Comunicação da UMES-CZS ACRE