Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Manifestantes se preparam para mais um dia de protestos no Chile
9 de agosto de 2011
Amanhã, estudantes latino-americanos se reunirão no 16º CLAE
9 de agosto de 2011
Mostrar todos os posts

Movimento Estudantil ganha força, confira os últimos Congressos

Congresso da USES
Fortalece movimento estudantil no estado da Paraíba
Na última sexta-feira (05) aconteceu o congresso da União Sousense dos Estudantes Secundaristas com a presença de vários representantes das escolas das rede municipal e estadual de ensino.
Na ocasião também foi realizada a eleição da nova diretoria juntamente com a aprovou do documento que norteará sua gestão pelos próximos dois anos.Para Marcelo Lima, diretor da Associação dos Estudantes Secundarista da Paraíba (AESP), esse é o real objetivo do congresso, reorganizar a USES para os embates em defesa de uma educação gratuita e de qualidade, tornando  o movimento cada vez mais consistente.

A entidade também já está se preparando para o 13º Conselho Nacional de Entidades Gerais, CONEG da UBES, que se acontecerá entre o dia 01 a 04 de setembro em Brasília-DF.

Congresso da UMES de Cajazeiras – PB 
“Quem vem com tudo não cansa”

Nesta última sexta (05), na escola estadual Crispim Coelho, com grande movimentação reuniu cerca de 180 estudantes de várias escolas da cidade. Também marcaram presença no Congresso da UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE CAJAZEIRAS representantes da Câmara de Vereadores e da Secretária de Educação do Estado.
O documento que norteará a nova gestão da UMESC por dois anos foi coordenado por John Everton, secretário geral da AESP. O documento que trazia uma mensagem do grande poeta e cantor Cazuza “QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA” tem seu conteúdo a favor de mais investimento na educação, como 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal.
Confira os nomes da nova diretoria:
Francisco Airton    –   IFPB
Luziene Freitas    –   Comercial
Adeilton de Sousa   –    Comercial
Raul Simões   –   Manoel Mangueira
Rafael Moura  –  Manoel Mangueira
Laryssa Almeida  –  Comercial
Josefa Maria  –  Estadual
Nadia Nara  –  Manoel Mangueira
Joelson Oliveira  –  Comercial
Jailton Oliveira  –  Comercial
Rayane Larissa  –   Poli valente
Miryan Aparecida  –  Comercial
John Everton   –   IFPB
Mauricio  –  Manoel Mangueira
Oriel  –  Comercial
Larissa Pereira  –  Comercial
Alcides Moraes   –  Comercial
David Luan  –  Comercial

Congresso da UESA
“Avançando na luta”

“AVANÇANDO NA LUTA”! Esse foi o título do documento aprovado como norte político para atividade da nova gestão eleita na última quinta-feira (04) para representar todos os estudantes secundaristas da “Terra da Cachaça” no Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Areia (UESA).

O evento foi realizado no Teatro Municipal Minerva, em Areia, abrigando um dos maiores e mais representativos fóruns estudantis da cidade. Bem pertinho do 13º CONEG da UBES (que ocorrerá em setembro), os estudantes areenses já começaram a discutir os rumos e  desafios da educação municipal, nacional e da nova gestão da entidade geral.

“10% do PIB para Educação” foi uma das palavras de ordem que, dos estudantes, ecoaram no interior do teatro municipal.

Uma das intervenções mais esperadas e aplaudidas foi a do jovem Suélio Lima, ex-presidente da UESA, dirigente da União da Juventude Socialista da Paraíba (UJS-PB) em Areia. Suélio reafirmou o caráter de luta da entidade e do movimento estudantil como um todo, ao passo que convocava a cada um dos 205 secundaristas estudantes presentes a serem agentes e responsáveis da História, construindo desde já um Brasil de todos os brasileiros.

Marília França, presidenta da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e diretora regional da UBES, destacou em discurso inflamado que “a UBES e AESP, são marcas indeléveis da história recente do país, não poderiam deixar de fazer parte de um evento tão rico para os movimentos sociais, principalmente o estudantil”.

A presidenta reforçou ainda as principais bandeiras de luta das duas entidades e, com seu tom de “nunca duvidem da força dos estudantes”, relembrou grandes conquistas do movimento estudantil.Na eleição da nova diretoria, o congresso que reuniu escolas como Ministro José Américo, Carlota Barreiras e Santa Rita; escolheu como presidente o estudante Douglas Lima (do Carlota Barreiras) e os seguintes diretores: Thaís Mayara, Estéfany Karolayne, Thaís Dantas, Geórgia Valquíria, Ednaldo Alves, Tatiane da Silva, Márcia Paloma, Elisama Ribeiro, Paulo Azevedo, Daniela Andrade, Ester Santos e Rafela (cujo sobrenome esta redação não teve acesso).
CONGRESSO da UMESC
“Arrastando toda a Massa”, frase que nomeia nova diretoria
No dia 30 de Julho, a História recente de Cabedelo teve mais uma página escrita com as cores do socialismo. A União da Juventude Socialista da Paraíba, apoiada por mais de 135 estudantes
 das diversas escolas de Cabedelo, reativou a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Cabedelo (UMESC). Os estudantes fizeram do vermelho a cor do movimento estudantil cabedelense.

O congresso cumpriu seu papel de reorganizar o movimento estudantil em Cabedelo, elegendo a nova diretoria da entidade e as resoluções que nortearão suas atividades.O evento contou com a presença de diversas autoridades que além de prestigiar a atividade estudantil,         exortaram os estudantes a apoderarem-se de seu papel transformador no município mais rico em arrecadação da Paraíba. Dentre elas, destacamos:O vereador Leto que compôs a mesa representando a Câmara, Júnior Datelle que representou o governo municipal. Representando os estudantes estavam Damacieldo Dantas (DCE do IESP), Marilia França (UBES e AESP), Francisco Chagas (UJS-JP), Marcelo Lima (UJS-PB) e Higlandeberto (Grêmio do Liceu Paraibano) e ainda Percival Henrique, presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID), Milton Cala (PCdoB) e do jovem Betinho Miranda.Além destes, para compôr a diretoria da UMESC, o plenário aprovou, por unanimidade, um documento que vai nortear a diretoria eleita nos próximos dois anos.“ARRASTANDO TODA MASSA” é o título do documento, e frase escolhida para nomenar a gestão da diretoria eleita. O jovem José Emilio foi aclamado presidente. Confira demais nomes:

Wenderson Gomes
Luana Lorraina
Renata Silva
Karoline Del R
Raquel Lins
Diogo Emanuel
Denilson Santos
José da Silva
Renan Felinto
Devid Freitas
Liliane Soares