Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1º Encontro Nacional de Grêmios da UBES: Confira algumas dicas do que levar na mala para não ser surpreendido!
27 de July de 2011
1º ENCONTRO DE GRÊMIOS DA UBES: POR UMA EDUCAÇÃO A SERVIÇO DO BRASIL!
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Manifestação em Vitória – ES

Na tarde dessa quarta-feira (09/02) cerca de trezentos alunos do Instituto de Educação Fernando Duarte Rabelo, Irmã Maria Horta, Maria Hortiz e do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) realizaram uma grande e positiva mobilização que reivindicou diversas bandeiras históricas do Movimento estudantil.

Já na sede da prefeitura uma comissão de representantes do movimento foi recebida pelo secretário e pelo Subsecretário municipal de Transportes e pelo secretário municipal de governo. A comissão foi composta por representantes das entidades legítimas de representação dos estudantes – três representantes do Grêmio Rui Barbosa (GRB) do IFES, uma representante da União Nacional dos estudantes (UNE) e um representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) – Em pauta estavam questões como o aumento das tarifas de ônibus, o direito ao passe livre no sistema municipal de transporte, a reestruturação e a abertura das planilhas de custos do COMUTRAN, a redução da burocracia no cadastro e a ampliação do limite de passe-escolar, entre outros.

Segundo a diretora da UNE Sara Cavalcanti, “esse movimento se diferencia dos demais, pois trás representantes das entidades históricas e legítimas de representação estudantil como a UBES, a própria UNE e o GRB, que já tem cerca 60 anos de tradição. De acordo com o presidente do GRB, Fábio Júnior, “o movimento é necessário e foi bem sucedido, pois os estudantes foram recebidos pelos secretários municipais e já agendaram uma nova audiência entre o secretário municipal de transportes e as principais lideranças do movimento”. Para Fábio Lúcio Barros, secretário geral do GRB, “o sucesso da manifestação se deu principalmente pelo fato de ter havido diálogo com as autoridades competentes”. Já para Marcos Paulo Silva, diretor da UBES, “os secretários se mostraram interessados e solidários ao movimento, aceitando discutir em outras audiências a questão do Passe-livre municipal, bem como a reorganização o COMUTRAN”. O COMUTRAN é o Conselho Municipal de Transporte e hoje conta com apenas um representante dos estudantes e diversos representantes de outros segmentos, principalmente daqueles mais ligados às empresas de transportes, o que gera uma balança desigual na qual quem geralmente fica prejudicado é o usuário do transporte coletivo.

Nos próximos dias, a mesa de negociações será mantida e novas reuniões serão feitas para avaliar a situação, entre elas uma audiência com o secretário municipal de transportes, marcada para o próximo dia dezessete, nessa audiência, as reivindicações serão novamente discutidas e a planilha de custo do COMUTRAN será exposta aos presentes.