Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes reativam UMEFI
27 de julho de 2011
Diários das Ruas
27 de julho de 2011
Mostrar todos os posts

Estudantes querem garantias na realização da prova do Enem

A preparação da aplicação da prova do Enem foi pauta do encontro entre o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, e a presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Malvina Tuttman. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Instituto em Brasília.

A visita de cortesia ocorreu logo após o início das inscrições para o Enem, abertas nesta segunda-feira (23). Os estudantes querem garantias para que os transtornos ocorridos no último ano, com o vazamento da prova não aconteça novamente.

Entre as medidas adotadas para este ano, Malvina destacou a parceria com o Inmetro para que todo o processo do exame seja certificado com Selo do Inmetro. Desde o lançamento do edital publicado no dia 18 de maio, até a divulgação do resultado final das provas, o instituto que mede a qualidade dos produtos vai atestar mais de 1.200 itens.

Depois de escutar a novidade, Yann defendeu que o INEP tenha estrutura própria para realizar todo o processo de seleção, inclusive a impressão das provas. “Por que o INEP não pode ter sua própria gráfica?”, questionou.

As distorções do acesso ao ensino superior foi outro assunto debatido na reunião. Para Yann, o instituto precisa estudar instrumentos para garantir o ingresso de estudantes no ensino superior das regiões Norte e Nordeste.

Os problemas podem ser exemplificados pela realidade da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A instituição no ano passado teve mais da metade das suas vagas preenchidas por estudantes oriundos de outro estado. No curso de medicina, a situação é ainda pior, pois 96% das vagas foram para pessoas de fora do Amazonas.

“Precisamos que a universidade contribua com o desenvolvimento regional de nosso país. No modelo atual, as desigualdades são aprofundadas”, argumentou Yann.

Outro questionamento levantando na reunião pelo representante dos estudantes foi a substituição do curso do Ensino Médio, pela prova do Enem, a chamada Certificação. Para ele, o estado brasileiro precisa garantir que o estudante frequente o Ensino Médio regular, sem a substituição da sala de aula. Por isso, a escola precisa tornar um ambiente mais atrativo para a juventude.

No final do encontro, Yann convidou a Presidenta da INEP, para participar de debates sobre a migração dos estudantes do Sul e Sudeste, para o Norte e Nordeste. Ele sugeriu a realização de evento da UBES em conjunto com a UFAM e a UFPE. Malvina se comprometeu em participar dos encontros, que terão suas datas definidas nos próximos dias.

De Brasília,

Fabiane Azevedo

Confira – O que é ABNT e Como fazer uma capa de trabalho ABNT